Cultura - Educação

Espaço de Leitura traz danças e cantigas populares, narração de histórias e atividades educativas

30 de Setembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O próximo final de semana (dias 28 e 29) será repleto de atrações no Espaço de Leitura, sediado no Parque da Água Branca. Pais e filhos, tios e sobrinhos, amigos e vizinhos estão convidados a participar das brincadeiras, leitura, produções e conversas da atividade educativa “maiúsculos & MINÚSCULOS”, comandada pela equipe de educadores do Espaço de Leitura. Sempre às 11 da manhã.

No sábado (28) às 15h, o grupo A I V U teatro apresenta a narração de histórias “O avô da montanha”, que descreve o encontro de um menino triste que aprender a ouvir e a contar histórias com o avô.

No domingo (29), o grupo de cultura popular Beija-Fulô apresenta Revoada, às 15h. Fruto do trabalho coletivo de professores da rede municipal de São Paulo que há 11 anos dedicam-se à pesquisa, à prática, ao ensino e à divulgação das cantigas e danças populares brasileiras.

Todas as atividades são gratuitas e organizadas pelo Espaço de Leitura do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Confira a programação completa:

28 de setembro, sábado
11 horas
Atividade educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS
Com equipe de educadores do Espaço de Leitura
Todos os finais de semana, o educativo do Espaço de Leitura propõe atividades a partir de um item do acervo. Pais e filhos, tios e sobrinhos, amigos e vizinhos, maiúsculos & MINÚSCULOS são convidados a participar das brincadeiras, das leituras e de trabalhos de criação. A cada edição, uma proposta diferente e divertida.

15 horas
Narração de histórias
O avô da montanha
Com A I V U teatro
Corvo é um menino que nasceu no meio da floresta. De tanta tristeza de ter perdido seus pais ainda muito novo, ele decide sair da aldeia e construir um abrigo no alto de uma montanha. É no encontro com o avô da montanha que aprende a ouvir e a contar as mais variadas histórias: das pessoas do céu, das primeiras pessoas da Terra, dos animais, da Lua e do Sol. De história em história, a cada novo encontro, Corvo aprende a valiosa arte de doar e receber.

29 de setembro, domingo
11 horas
Atividade educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS
Com equipe de educadores do Espaço de Leitura
Todos os finais de semana, o educativo do Espaço de Leitura propõe atividades a partir de um item do acervo. Pais e filhos, tios e sobrinhos, amigos e vizinhos, maiúsculos & MINÚSCULOS são convidados a participar das brincadeiras, das leituras e de trabalhos de criação. A cada edição, uma proposta diferente e divertida.

15 horas
Apresentação musical
Revoada
Com Grupo de cultura popular Beija-Fulô
Esta apresentação traz a complexa relação entre o homem e a natureza, entre o ser Humano e o fabuloso mundo dos animais que há muito vem sendo narrada, dramatizada e cantada pela cultura popular. O espetáculo é uma produção autoral do Grupo Beija-Fulô, um coletivo de professores da rede municipal de São Paulo que há 11 anos dedica-se à pesquisa, à prática, ao ensino e à divulgação das cantigas e danças populares brasileiras.

FEIRA DE TROCAS DE LIVROS

Você tem um livro que gostou, mas que já está na hora de outra pessoa ler? Ou quer começar a ler um novo? Venha renovar seus livros.
Só não participam didáticos, religiosos e enciclopédias. Além de trocar livros, você também pode deixar uma carta para o próximo leitor da sua obra doada.
Quando: todos os domingos
Horário: das 14h às 17h

Sobre o Espaço de Leitura

O Espaço de Leitura é uma ação sociocultural e educativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), idealizada pelo Instituto Poiesis de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. Sediado no Parque da Água Branca, na Zona Oeste da capital, o Espaço de Leitura oferece aos cidadãos, em especial às crianças, acesso à leitura e, principalmente, à descoberta do prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

Nesse sentido, além do acesso gratuito ao acervo variado de livros e publicações disponíveis em quiosques temáticos, a ação realiza atividades culturais e educativas, voltadas tanto para entidades sociais cadastradas pelo Fundo Social, como para o público visitante do Parque da Água Branca.

SERVIÇO

ESPAÇO DE LEITURA
Aberto de terça a domingo, das 9 às 18 horas
Parque da Água Branca
Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes
Tel.: 11 2588-5811
contato@espacodeleitura.org.br
twitter.com/leituranoparque
leituranoparque.wordpress.com
facebook.com/espacode.leitura

Comentários
Assista ao vídeo