Colunistas - Rodolfo Bonventti

Um enigma feminino reuniu um elenco global em uma novela exibida pela TV Bandeirantes

23 de Junho de 2020

Com grande publicidade e um elenco formado por atores que vinham brilhando nas novelas da TV Globo, a concorrente TV Bandeirantes lançou em 4 de abril de 1983, no horário nobre das 20 horas, a telenovela “Sabor de Mel”, um original de Jorge Andrade com direção de um ex-global, Roberto Talma.

A trama envolvia Laura, uma mulher viúva, milionária e muito elegante, que colocava um anúncio em um grande jornal oferecendo uma boa recompensa para quem decifrasse o grande enigma que cercava a sua vida.

Muito bem produzida, “Sabor de Mel” conquistou o público no seu primeiro mês de exibição e levantou expressivamente os índices de audiência da emissora paulista, enquanto a TV Globo vivia o drama de substituir sua atração “Sol de Verão” que precisou terminar antecipadamente em função da trágica morte de seu ator principal, Jardel Filho.

O diretor Roberto Talma convenceu um grupo de artistas que brilhavam nas novelas globais para virem com ele para a Bandeirantes, e assim, os personagens centrais da história foram vividos por Sandra Bréa, como a misteriosa Laura; Raul Cortez, Flávio Galvão, Françoise Fourton, Eva Todor, Célia Helena, Gianfrancesco Guarnieri e Mila Moreira.

Com a estréia da inédita “Louco Amor” no mesmo horário, na TV Globo, a história de Jorge Andrade sentiu uma queda na audiência e o autor e o diretor acabaram se desentendendo e Jorge abandonou a escrita da novela, que acabou ficando sob responsabilidade de Jaime Camargo e de Lafayette Galvão.

De qualquer forma, “Sabor de Mel” foi um das melhores produções da TV Bandeirantes na área da teledramaturgia, e mostrou para o público que outras emissoras poderiam competir em pé de igualdade com a poderosa emissora carioca nesse campo.

A direção precisa de Roberto Talma possibilitou que todo o elenco apresentasse grandes trabalhos, com destaque para Sandra Bréa, muito linda e à vontade no papel, Raul Cortez, Gianfrancesco e Eva Todor que brilharam em todos os capítulos.

Ainda no elenco estavam Odilon Wagner, Karin Rodrigues, uma presença rara nas novelas nessa época, Elias Gleizer, Cláudia Alencar, Carmen Silva, Taumaturgo Ferreira, Mayara Magri, Giuseppe Oristânio, Júlia Lemmertz, Luiz Serra, Cristina Prochaska, Carlo Briani, Luiz Carlos de Moraes, Ileana Kwasinski, Ivan Lima, Zaíra Bueno, Roberto Orosco, Sonia Samaia, Kiko Guerra e ainda a participação especial do estilista Clodovil Hernandes em vários capítulos.

Comentários
Assista ao vídeo