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Por que investir em Comunicação Interna é tão importante?

15 de Junho de 2020

A comunicação interna sempre foi um ponto importante em diversas empresas e ultimamente, devido às novas diretrizes de trabalho por conta da pandemia, ganhou mais importância e visibilidade. Ter um alinhamento entre filosofia da empresa e ações cotidianas dentro das equipes faz toda a diferença para o sucesso de uma empresa, seja ela de pequeno ou grande porte. 

 Benefícios da comunicação interna 

Manter uma boa comunicação é importante pois mantém o ambiente organizacional alinhado com os objetivos da organização. Além das boas práticas, faz com que os colaboradores entendam e sigam o posicionamento da empresa em prol de suas metas. Separamos alguns dos principais benefícios de uma comunicação interna bem-feita, confira:

·  Alinhamento da equipe de trabalho

Para ter um bom desempenho, a empresa precisa contar com uma equipe de trabalho alinhada com os valores, a missão e a estratégia do negócio. Ou seja, todos remando para o mesmo lado e motivados porque conhecem os objetivos e o caminho. 

·  Agilidade nos processos

Quando os colaboradores estão integrados com os procedimentos e com os outros departamentos da empresa, os processos tornam-se ágeis e eficientes. 

·  Melhoria do ambiente de trabalho

Manter uma comunicação clara e objetiva traz mais transparência nas atividades e evita rumores e boatos que podem gerar conflitos entre o público interno.

·  Engajamento dos funcionários

O engajamento dos profissionais é um desafio e contar com uma boa comunicação interna é essencial, pois permite que todos interajam em um só lema, a empresa e seu bem-estar.

·  Problemas de uma comunicação interna que não funciona

Quando uma empresa não dá atenção à sua comunicação interna, ela fica exposta e suscetível a situações que podem colocar em risco muitos pontos importantes, como produtividade, assertividade e até as vendas da mesma.

·  Ruídos na comunicação

Sem a ajuda da comunicação institucional, os colaboradores tratam de propagar por seus próprios meios aquilo que julgam relevante. O velho “rádio peão” e os grupos no WhatsApp assumem o poder da notícia interna e pode assim transformar algo simples em uma grande crise.

·  Perda de credibilidade

Quando o colaborador recebe algumas informações de outras pessoas, a credibilidade da organização e de seus líderes fica comprometida. Se todos possuem um veículo interno, esse problema é sanado.

 

·  Queda de produtividade

Quando não há constância de conteúdo que é transmitido ao colaborador, com certeza, haverá dificuldade no entendimento do papel dele na organização.  O seu colaborador sabe o que você espera dele? 

Ações e ferramentas 

Temos inúmeras ações e ferramentas que podem facilitar a comunicação interna e torná-la ainda mais eficiente para os colaboradores e organização.

·  Mural ou TV corporativa em pontos estratégicos 

·  Grupo WhatsApp

·  Grupo de Rede Social fechada

·  Rede Social Corporativa 

·  Comunicado

·  Revista Interna

·  Portal do Funcionário / Intranet

·  E-mail MKT interno

·  Ações de integração

·  Pesquisa de Clima 

·  Lâmina de bandeja para refeitório 

·  Imagem da área de trabalho do computador

·  Conversas entre líder e liderado

·  Café com presidente e afins

·  Aplicativos para comunicação interna

Mas para obter resultados positivos e relevantes, é importante que se crie um plano de comunicação interna que vá ao encontro de todas as necessidades da organização. Para isso, pense com clareza quais as metas que quer atingir, como quer que seu colaborador atinja a máxima de ser um embaixador da empresa e de como fará isso através de todas essas ferramentas.

Priscilla Granzotto, jornalista e consultora de comunicação da Alfapress Comunicações.

Sobre a Alfapress Comunicações

A Alfapress tem mais de 20 anos de experiência no atendimento de grandes empresas – nacionais e multinacionais – espalhadas pelo País. A agência conta com 35 clientes em sua carteira de clientes fixos (contratos com duração de 12 meses ou mais), prestando inúmeros serviços, como Assessoria de Imprensa, Planejamento Estratégico de Comunicação, Auditoria de Imagem, Gestão de Conteúdo, Gestão de Redes Sociais, Relações Públicas, Eventos Corporativos, Endomarketing e Comunicação Interna, Media Training, Gestão de Crises, Digital (criação de sites e blogs, campanhas na web, redes sociais, campanhas no WhatsApp, criação de aplicativos, revistas digitais, entre outros).

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