Colaboradores - Valéria Calente

Instituto Vidas Raras

4 de Junho de 2020

Em tempos de distanciamento social por conta das medidas de enfrentamento ao Covid19, mais uma vez o Instituto Vidas Raras fez toda diferença na vida de seus assistidos auxiliando e instruindo a busca por infusão medicamentosa domiciliar.

Se o vírus é uma ameaça a todos, o é ainda mais aos portadores de doenças raras, que integram o grupo de risco, e deparavam-se com a impossibilidade de ir aos hospitais e clínicas para evitar exposição ainda maior ao contágio.

Doença rara é aquele que afeta 65 pessoas em cada 100.000 indivíduos. Existem de 6 a 8 mil tipos de doenças raras. 75% delas afetam crianças. 80% tem origem genética.

O Vidas Raras, que conta com a atuação da incansável e batalhadora Regina Próspero, existe desde e tem como principais atividades:

✓ Ajudar na qualidade de vida das pessoas acometidas por uma doença rara.

✓ Melhorar o diagnóstico no Brasil.

✓ Manter intercâmbios entre portadores, familiares e associações no âmbito nacional e internacional.

✓ Despertar a sociedade para o problema.

✓ Fornecer informações atualizadas sobre doenças raras para a população, familiares e profissionais.

✓ Trabalhar junto às instituições formadoras de profissionais de medicina.

✓ Intensificar parcerias institucionais.

✓ Incentivar parcerias entre serviços de saúde e profissionais envolvidos na prevenção do diagnóstico e tratamento de doenças raras;

✓ Cobrar apoio institucional do governo.

✓ Promover e apoiar a realização de congressos, cursos, simpósios e outros eventos que aborde saúde e doenças raras;

✓ Fornecer suporte os portadores de doenças e seus familiares, por meio da divulgação de informações.

✓ Aconselhamento e apoio jurídico;

✓ Promover e fomentar ações de educação para cidadania inclusive por meio de publicações

✓ Promover o voluntariado.

Fiz uma live recentemente com a Regina, que está disponível no IGTV do meu perfil no Instagram (@valeriacalenteadvogada), e mais uma vez fiquei emocionada com a história de vida dessa mulher, do marido a que se refere carinhosamente como Niltão, e do seu filho Dudu Prospero, todos exemplo de força e determinação.

O Instituto Vidas Raras, fundado em 5 de julho de 2001, com sede na Cidade de Guarulhos, é uma organização não governamental sem fins lucrativos, de âmbito nacional que visa promover os direitos constitucionais das pessoas portadores desta síndrome e que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Regina teve dois filhos portadores de Mucopolissacaridose, o filho mais velho Niltinho, acometido por um tipo mais grave, faleceu ainda na primeira infância; e Dudu, o segundo filho, em um exemplo de superação, concluiu dois cursos superiores e obteve aprovação em concurso público, mudou-se para o interior do Estado, vivendo longe dos pais por um período e conquistou sua independência em todos os aspectos.

O Vidas Raras tem sua sede na Rua Conego Valadão em Guarulhos e auxilia pessoas em todo território nacional, mantendo parceria com outras organizações criando uma teia de solidariedade e apoio.

Doações de alimentos, itens de higiene e fraldas são bem vindos e beneficiam muitas pessoas em situação de vulnerabilidade.

Hoje uma das frentes do Instituto consiste na implantação do teste do pezinho ampliado, e forma a abranger a detecção de um enorme número de doenças, propiciando um diagnóstico precoce, o que faz toda a diferença na vida dos portadores de doenças raras.

Acesso o site e assine a petição: http://www.vidasraras.org.br/site/

Comentários
Assista ao vídeo