Informes - Canal Jurídico

Jurista Manoel Valente dialoga sobre segurança jurídica e direito civis em live promovida pelo CACO

28 de Maio de 2020

Manoel Valente Figueiredo Neto, jurista, professor e escritor, participou de uma live sobre segurança jurídica e direito civis promovida pelo CACO - Centro Acadêmico Cândido de Oliveira da Universidade Federal do Rio de Janeiro – um centro acadêmico histórico brasileiro, que surgiu em 1916.

O convidado do CACO já foi aprovado no concurso público de provas, títulos e defesa de memorial para Professor Doutor Adjunto da Faculdade Nacional de Direito, UFRJ para assumir a vaga de, nada mais, nada menos, do que Afrânio de Carvalho, grande jurista (in memoriam) que elaborou a Lei Federal 6.015 de 1973.

Vale ressaltar não somente a importância acadêmica, mas também histórica do Centro Acadêmico Cândido de Oliveira. Ele tem sua sede na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ. Trata-se de uma sede histórica, uma vez que é localização de importantes momentos nacionais. Construído no início do século XIX, a localidade foi residência do Conde dos Arcos (último vice-rei do Brasil). Logo depois da Independência, o prédio foi comprado e reformado, pelo então governo, para sediar o Senado Imperial, testemunhando importantes episódios da história nacional, como, por exemplo, a assinatura da Lei Áurea, em 1888.

O tema dissertado pelo brilhante jurista Manoel Valente, na live do dia 27 de maio, no Instagram @cacofnd, foi extremamente coerente com o seu último livro e um sucesso de público e de críticas. Valente lançou o décimo livro: Segurança Jurídica e Propriedade Privada, no dia 22 de maio em Programa de TV on-line, no canal bitcom.tv e em live no próprio Instagram: @manoelvalentefn. o que refletiu o quão dinâmico e versátil é o jurista. A obra que conta com prefácio profa. Dra. Gina Vidal Marcílio Pompeu teve repercussão nacional e promete fazer tanto sucesso quanto as demais.

Também professor de Direito de Mestrado de Doutorado na Universidade de Caixas do Sul, Manoel Valente publicou outros livros, todos relacionados a suas pesquisas do universo jurídico. Várias dessas publicações se tornaram referências internacionais: Sistema Constitucional Tributário e Propriedade Privada Imóvel no século XXI. Essas bibliografias estão disponíveis em bibliotecas públicas e privadas de diversos países e se tornaram referência em academias como: The University of ChicagoColumbia University in the City of New York, e Harvard.

A live em menos de 24 horas teve mais de vinte mil acessos e durante a transmissão ao vivo houveram picos de dois mil e quinhentos views foi um belo reencontro de Valente com sua própria história, sendo que o mesmo escreveu em sua rede social Instagram o seguinte: “Um bom “pai” a casa retorna! Honra ter sido Professor Adjunto da casa @ufrj.oficial Obrigado @cacofnd Admiro demais esse Centro Acadêmico que faz a diferença na História do Brasil!”

Na mesma data, no dia 27 de maio, pela manhã, outros grandes nomes foram da mesma forma convidados pelo CACO para participação de live, como o Luiz Fux – Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Felipe Salomão – Ministro Supremo Tribunal de Justiça e Benedito Gonçalves – Ministro Supremo Tribunal de Justiça, que dissertaram sobre a Covid-19 e futuro das cortes e do direito. 

Comentários
Assista ao vídeo