Cultura - Educação

Letrólogo e jurista Manoel Valente faz sucesso com #TBT no Dia do Profissional de Letras

21 de Maio de 2020

Manoel Valente, além de formado em Letras, é jurista doutor em Direito Constitucional, pós-graduado pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (doutorado). O escritor está prestes a lançar o seu décimo livro: Segurança Jurídica e Propriedade Privada. O livro conta com prefácio profa. Dra. Gina Vidal Marcílio Pompeu e será tema na live oficial de lançamento amanhã, dia 22 de maio, às 19h30, no Instagram @manoelvalentefn.

No dia 21 de maio, de maneira surpreendente e incrível, Manoel Valente enuncia sobre a data: “Acordei com a Sintaxe Gerativa e a Funcional. Em mim, percebi as abordagens enunciativas no sentido e pude fazer interpelações pragmáticas para chegar na Semântica argumentativa e formal. Latim. Pela narrativa, história e memória, compreendi a Análise do Discurso, o sujeito e o ensino. Foi assim que entendi a Sociolinguística variacionista e as dimensões da diversidade linguística no Brasil. Com a Morfologia flexional, lexical e gerativa, analisei o estudo das unidades de sentido que compõem as palavras. E, com a Fonética, por horas me senti como fonemas, por outras como letras. Certos momentos, compus o discurso e a fala; noutros fui apenas sinais gráficos que tornaram possíveis algumas escritas. Semiótica. Ingressei na estrutura mais profunda da Língua Portuguesa, o que representou o maior desafio espacial-temporal, em que o suporte foi a linguagem. Até dormir e sonhar com a Literatura. E lá se foram meus vinte anos”.

O jurista já publicou outros trabalhos que se tornaram referências em diversos países do mundo: Sistema Constitucional Tributário e Propriedade Privada Imóvel no século XXI. Tais bibliografias estão disponíveis em bibliotecas internacionais públicas e privadas e se tornaram referência em academias como: The University of ChicagoOxfordColumbia University in the City of New YorkHarvard e outras.

Entre inúmeros motivos para celebrar, em seu Instagram, Manoel Valente relembrou que aos 20 anos de idade se formou em sua primeira graduação: Letras. O #TBT aconteceu justamente na data em que se comemora o dia do letrado no Brasil – dia 21 de maio.

Veja texto na íntegra:

“ Chegou a quinta e lá vem um #tbt Coincidentemente (ou não), dia 21 de maio, Dia do Profissional de Letras.

Aos vinte anos de idade me formei em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí, depois de 04 prazerosos anos. Foi um curso muito denso, o corpo docente da UFPI se caracterizava pela rigidez e todo aquele contexto exigia muito mais do que minhas possibilidades cognitivas para aquela idade.

Acordei com a Sintaxe Gerativa e a Funcional. Em mim, percebi as abordagens enunciativas no sentido e pude fazer interpelações pragmáticas para chegar na Semântica argumentativa e formal. Latim. Pela narrativa, história e memória, compreendi a Análise do Discurso, o sujeito e o ensino. Foi assim que entendi a Sociolinguística variacionista e as dimensões da diversidade linguística no Brasil. Com a Morfologia fexional, lexical e gerativa, analisei o estudo das unidades de sentido que compõem as palavras. E, com a Fonética, por horas me senti como fonemas, por outras como letras. Certos momentos, compus o discurso e a fala; noutros fui apenas sinais gráficos que tornaram possíveis algumas escritas. Semiôtica. Ingressei na estrutura mais profunda da Língua Portuguesa, o que representou o maior desafio espacial-temporal, em que o suporte foi a linguagem. Até dormir e sonhar com a Literatura. E lá se foram meus vinte anos.

Dei o máximo que tinha e isso causa uma sensação muito prazerosa; o fiz em paralelo ao Bacharelado em Direito (sim, ao mesmo tempo, e tenho um orgulho danado disso, pois não escurreguei nas notas, pelo contrário, mas fui pego com cola pelo professor de Direito de Sucessões e até hoje tenho vergonha daquele artigo da lei anotado na mão que me fez passar uma semana com a cabeça virada p baixo, rrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs ).

Na verdade, não dividia os cursos, os conhecimentos eu os tinha como um todo (e ainda os compreendo assim).

Não existia curso melhor, mais importante, ou que eu gostasse mais. Existia um ser com sede de conhecimentos, com disposição e com compromisso acadêmico e pessoal.

Saudades desta época, dos professores incríveis que tive a satisfação de ser um aprendiz. Saudades da turma "Grande Sertão: Veredas" que me escolheu por unanimidade como orador e que foi um momento incrível de minha vida e uma honra. Orgulho deste curso tão importante e essencial para as atividades brasileiras internas e externas.

Orgulho de ser um profissional das Letras.

No Instagram @manoelvalentefn , o jurista Manoel Valente compartilha suas rotinas profissionais e pessoais. Ainda sim, o também professor de mestrado e doutorado da Universidade Caxias do Sul publica poesias, leituras, conhecimentos e rotinas, se aproximando de alunos, colegas e seguidores.

Comentários
Assista ao vídeo