Viver - Esporte

Relembre os dez apelidos mais famosos de estrelas da LaLiga

6 de Maio de 2020

Além de abrigar algumas das estrelas mais famosas e clubes históricos, a LaLiga também possui os apelidos mais criativos. Aqui, estão algumas das histórias por trás do melhor desses nomes

1. Lionel Messi - "La Pulga" (A Pulga)

Os problemas de crescimento de Lionel Messi, quando ele era jovem, são bem conhecidos - na época, o Barcelona deu todo o tratamento necessário, logo que ele se mudou da Argentina, com apenas 13 anos de idade. Esses problemas, no entanto, deram a ele o apelido de "La Pulga", desde tenra idade, o que não impediu o atual capitão blaugrana de quebrar alguns recordes históricos, como os 438 gols que marcou - até hoje - em sua carreira na LaLiga.

2. Cristiano Ronaldo - "El Bicho" (O Bicho)

Ex-jogador do Real Madrid, Cristiano Ronaldo é conhecido na Espanha como "El Bicho" desde que o jornalista espanhol Manolo Lama cunhou o termo durante um comentário na rádio, no início de sua passagem pela LaLiga. O próprio Lama explicou que Ronaldo "assustou e devorou" os zagueiros adversários a caminho dos 311 gols marcados na competição, ao longo de nove anos no Santiago Bernabéu.

3. Alfredo Di Stéfano - "La Saeta Rubia" (A Flecha Loira)

A lenda do Real Madrid, Alfredo Di Stéfano, era conhecida como "Saeta Rubia", desde seus dias no clube argentino River Plate. Dizem que o renomado jornalista de Buenos Aires Roberto Neuberger foi quem inventou o apelido, quando ficou impressionado com a mistura dos cabelos loiros e trepidantes do jovem Di Stéfano.

4. Ronaldo Nazario - "El Fenómeno" (O Fenômeno)

"Vamos ver se esse Ronaldo é realmente um fenômeno'", disse o zagueiro italiano Paolo Maldini ao companheiro de equipe Fabio Cannavarro, antes de um jogo entre Itália e Brasil pelo Torneio da França, preparatório para a Copa do Mundo no país europeu, disputado em 1997. O então atacante do Barcelona, ​​que acabara de vencer o prêmio de artilheiro da LaLiga, com apenas 20 anos, conquistou tal apelido após um gol ‘fenomenal’ em um empate por 3-3. Mais tarde, Ronaldo ganharia outro prêmio de artilheiro, agora com o Real Madrid. Sendo, atualmente, presidente e acionista majoritário de um clube da LaLiga, o Real Valladolid.

5. Carles Puyol - "El Tiburón" (O Tubarão)

O estilo temível do ex-zagueiro do Barcelona Carles Puyol ganhou o apelido de "El Tiburón", cunhado pelo amado comentarista espanhol Andrés Montes. A defesa estava segura quando Puyol entrava em campo pelo Barça ou pela seleção espanhola, com o defensor de cabelos compridos conquistando nada menos que seis títulos da LaLiga, além dos troféus da Eurocopa de 2008 e da Copa do Mundo de 2010.

6. Christian Rodríguez - "El Cebolla" (O Cebola)

Entre os apelidos mais enigmáticos da LaLiga, com toda certeza está o do ex-atacante do Atlético de Madrid Christian 'Cebolla' Rodríguez. Alguns fãs podem ter pensado que o apelido do campeão da LaLiga, na temporada 2013/2014, veio de sua estrutura robusta. No entanto, a verdadeira razão para tal foram seus dribles, que fizeram os defensores rivais chorarem nos primeiros dias no clube uruguaio Peñarol.

7. Esteban Granero - "El Pirata" (O Pirata)

A aparência grosseira de Esteban Granero ganhou o apelido de "El Pirata" ao longo de sua carreira, quando vestiu as cores de Getafe, Real Madrid, Queens Park Rangers, Real Sociedad e Espanyol. Durante os quais o meio-campista costumava celebrar seus gols cobrindo um dos olhos com a mão, em um gesto característico. O vencedor da LaLiga na temporada 2011/2012, agora combina seu trabalho na equipe do Marbella, que disputa a Segunda B (equivalente à terceira divisão espanhola), com a empresa de tecnologia esportiva Olocip.

8. Pablo Alfaro - "El Cirujano" (O Cirurgião)

Mais conhecido como o "agressivo central" do Sevilla no início dos anos 2000, o apelido de Pablo Alfaro, "El Cirujano", pode ter vindo da maneira exata como ele tirava a bola de atacantes rivais - ou do número de curativos que eles precisavam ao confrontar o defensor. Na verdade, o jogador espanhol era um cirurgião treinado e formado em medicina. Desde sua aposentadoria, ele permaneceu no mundo do futebol e atualmente é o treinador do UD Ibiza, uma ambiciosa equipe da Segunda B.

9. Iker Muniain - "Bart" (Bart Simpson)

A precocidade e a audácia que Iker Muniain mostrou ao entrar no cenário do Athletic Club com apenas 16 anos de idade lhe renderam o apelido de 'Bart Simpson', em homenagem ao personagem de desenho animado mundialmente famoso. Embora Muniain não seja mais o artilheiro mais jovem da história da LaLiga, o apelido foi mantido em mais de 300 jogos da competição, antes de seu aniversário de 28 anos.

10. Juan Carlos Valerón - "El Mago" (O Mago)

Ninguém que viu Juan Carlos Valerón controlar e passar uma bola, precisa se perguntar por que ele era conhecido como "El Mago". Uma carreira de mais de 20 anos na LaLiga incluiu temporadas em seu clube da cidade, Las Palmas, no RCD Mallorca e no Atlético de Madrid, mas Valerón é lembrado acima de tudo por suas habilidades e visão do jogo - que abrilhantou os duelos do RC Deportivo durante mais de uma década.

Não é só Futebol. É LaLiga.

Sobre a LaLiga

Fundada em 1984, a LaLiga é uma associação esportiva que compreende as 42 equipes que compõem a primeira e segunda divisão do futebol profissional em Espanha. LaLiga, com sede em Madrid, é responsável pela LaLiga Santander, LaLiga SmartBank e pela produção televisiva, que na temporada 2018/2019 chegou a mais de 2700 milhões de pessoas em todo o mundo. A associação também dispõe de uma fundação ativa e é a primeira liga de futebol profissional do mundo em possuir uma liga para jogadores com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander.

Comentários
Assista ao vídeo