Cultura - Decoração

O divertido ninho da garotada pede criatividade

25 de Setembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Decorar um ambiente para criança é uma das tarefas mais gostosas para os pais. E, claro, para os pequenos que já arriscam palpites sobre o seu próprio espaço em casa. É um momento muito especial e abre a possibilidade de brincar com cores e formas. Desde cedo, a garotada se aproxima delas por meio dos desenhos que produzem. E eles são os mais coloridos e diferentes possíveis, vindos de uma explosão de criatividade.

Carlos Galbe, arquiteto e consultor da Futura Tintas, ressalta que muitas cores podem ser usadas em um dormitório de criança. “No entanto, deve-se evitar os tons escuros e o branco como cores predominantes, já que essas opções não têm ‘graça’ para a garotada”, afirma. O consultor orienta os pais a optar entre três vertentes na hora de escolher as tintas, de acordo com o que a atividade que criança mais preza em seu ‘ninho’. “A pintura do local deve ser relaxante se for apenas para dormir. Também pode ser um lugar com cores estimulantes se for um local para brincar. Mas ainda pode ser com tonalidades que remetam à tranquilidade no caso do quarto ser um espaço de estudos”, completa Galbe.

A brincadeira vai ficar ainda mais divertida com as possibilidades que a mistura de cores pode provocar. O arquiteto explica que a cor branca revela pureza e pode ser usada como contraste para realçar as coloridas. O vermelho traduz ação e pode ser aplicado em pequenos objetos, uma mobília pequena ou compor detalhes com outras cores. “Já o amarelo é uma das cores mais alegres. Ele pode e deve ser usado, porém sem abuso como o amarelo”, afirma Galbe.

O consultor da Futura Tintas dá outras dicas: “Se a opção for o azul, trata-se de uma cor de profundidade, sendo a cor do mar e do céu. Denota serenidade ao ambiente, tranquilidade e inspiração. Deve ser usada com alguma cor mais alegre para evitar a frieza”, analisa ele. Já se a opção for pelo violeta, o arquiteto explica que os tons dessa cor trazem sensação de nobreza e respeito, pois trata-se de uma cor historicamente mística e ligada à realeza, pois conecta-se à força. No caso do verde, Galbe revela que a cor traz sensação de conexão com a natureza, combinando perfeitamente com rosas e cores quentes em geral.

Outra dica do consultor da Futura Tintas é aproveitar uma das paredes do cômodo como lousa, aplicando o Esmalte Sintético Preto Fosco Futurit. Ele permite a garotada rabiscar à vontade com giz e liberar a imaginação com linhas e cores. Vale lembrar que é necessário esperar o prazo de 20 dias para a película do esmalte sintético secar por completa. Após esse prazo as crianças terão um espaço enorme para botar para fora a criatividade. Para limpar tudo, basta apenas uma esponja macia e úmida com água e um pouco de detergente neutro.
Para pinturas internas e externas que necessitem qualidade, rendimento e performance superior, a gerente de marketing Angela Chapper, da Futura Tintas, indica a Tinta Acrílica Futura Premium. “Tonalidades como o Azul Oceano, Lilás e Verde Kiwi são ótimas opções para alegrar e divertir o ambiente infantil. E além das diversas tonalidades, a Futura Tintas dispõe de uma linha completa de tintas acrílicas sem cheiro, proporcionando bem estar no momento da pintura”, sugere a gerente.
 

Comentários
Assista ao vídeo