Viver - Beleza

Especialista em Harmonização Facial, Diogo Branco ensina como manter a saúde da pele em casa

15 de Abril de 2020

Dicas simples como limpeza, hidratação e uso de máscaras fazem toda a diferença; ter disciplina também é importante

Manter a beleza e a saúde da pele, além de uma aparência mais jovial, é o desejo de todas as mulheres. É possível alcançar esse objetivo com medidas simples que podem ser adotadas em casa mesmo, de acordo com o cirurgião dentista especialista em Harmonização Facial, Diogo Branco. Segundo ele, o maior segredo é ter disciplina para alcançar resultados satisfatórios a longo prazo.

“Sentir-se bem traz saúde. E para muitos, estar com a beleza em dia é um fator indispensável para um completo bem estar físico e mental”, detalhou o profissional. Para Branco, a busca de tratamentos como Harmonização Facial, toxina botulínica, preenchimentos e cirurgias plásticas não param de crescer, mas existem cuidados importantes que podem ser feito pelo próprio paciente.

 “É importante que esse tratamento em casa seja feito com disciplina, pois uma boa parte das pessoas só usam os cremes com a correta disciplina nos primeiros dias, e depois os esquecem na prateleira do banheiro, e passam a usar só de vez em quando, o que é errado. O Ideal é usar com a frequência indicada, sendo que a maioria desses cremes podem ser usados diariamente”, pontuou.

O cirurgião dentista pontua dicas importantes para quem deseja manter a beleza em dia mesmo ficando em casa. A primeira delas é esfoliar a pele para que cremes e hidratantes penetrem melhor. “Existem áreas da nossa pele que são mais queratinizadas, mais grossas, e o esfoliante prepara a pele para receber o tratamento posterior com os cremes ou hidratante. Você não precisa utilizar produtos caros. Inclusive fazer uma mistura de mel e açúcar, por exemplo, é recomendado inclusive por dermatologistas de renome”, explicou.

Limpar a pele do rosto com água e sabonete facial diariamente deve sempre a primeira coisa a ser feita, antes de qualquer outro procedimento. Usar ácidos é outra dica do profissional. “Em qualquer farmácia, esses produtos com baixa concentração são livremente vendidos, na sessão de dermocosméticos. Prefira os cremes com ácido retinóico, ácido glicólico, e vitamina C”.

Hidratar a pele e dormir bastante são outras duas dicas importantes. “Dormir mal envelhece, adoece e engorda. Nós estamos dormindo cada vez menos, e pior. Uma noite de sono reparadora é fundamental e é um dos ‘remédios’ antienvelhecimento”, explicou Branco. Segundo ele, a renovação celular que ocorre durante o sono e os outros benefícios trazidos por esse descanso, refletem diretamente na pele e expressões faciais.

Outro benefício de uma boa noite de sono é promover o controle do cortisol, hormônio ligado ao estresse. “Quando esse hormônio não está equilibrado, uma de suas principais consequências é a formação dos radicais livres, que são moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo, e o surgimento de rugas precoces. Além disso, por conta das noites mal dormidas, também ocorre uma espécie de processo inflamatório na pele, que afeta seu equilíbrio e compromete a produção de colágeno”.

O cirurgião destaca ainda outras dicas para manter a saúde da pele sem sair de casa, como o uso de máscaras faciais, especialmente as de argila ou com ácido hialurônico, que promovem limpeza e hidratação. Evitar o açúcar também é muito indicado para que não se dê o processo conhecido como “glicação”, que é quando a glicose prejudica o colágeno presente na pele, causando o envelhecimento e a flacidez. 

“O cigarro é outro vilão contra a pele, acelerando o envelhecimento, então é importante ficar longe dele. Se alguém na sua casa fuma, mantenha distância. Aproveite também para usar protetor solar, ainda que seja em espaços fechados. A luz visível também aumenta o riscos de manchas, fotoenvelhecimento, queimaduras e piora de algumas dermatoses fotoinduzidas”, reforçou o especialista que por fim destacou a importância de viver em paz e evitar o estresse para o bem estar da pele e do corpo. “Ficar em casa deve ser sinônimo de prazer, de relaxamento, de cuidado, descanso e alegria”, concluiu o cirurgião dentista que reúne mais de 8 mil seguidores no Instagram (@drdiogobranco).

Comentários
Assista ao vídeo