O ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Ernando Piveta, de 99 anos, recebeu alta nesta terça-feira (14) em Brasília, após oito dias internado por causa do novo coronavírus.
Ele estava na "ala covid" do Hospital das Forças Armadas. desde o dia 6 de abril e foi homenageado pelo equipe de médicos e enfermeiros quando deixou o local.
Em 1942, o ex-combatente partiu de Itu (SP) e se deslocou até Dakar a bordo do navio Almirante Alexandrino. No retorno, atuou nas ações de guarda da costa brasileira (Fernando de Noronha, Pontal do Cururipe-AL, Natal e Recife).
![]() |
Piveta venceu outra guerra: ficou 8 dias internado | Ministério da Defesa |
Em setembro de 1942, quando eram vividos dias amargos da Segunda Guerra Mundial, o 4º Regimento de Artilharia Montada (4º RAM) deslocou-se via férrea até o Rio de Janeiro, com o efetivo de guerra do seu 2º Grupo. Nessa ocasião, escoltado por embarcações e aviões militares, seguiu a bordo do navio Almirante Alexandrino até Dakar, no Senegal, para treinamentos e futuras mobilizações. Em seguida, retornou para Maceió-AL, a fim de cumprir missão de guerra. O regimento, destacado em Pontal do Coruripe e Porto de Pedras, manteve-se em condições plenas de defender o nosso território e rechaçar o inimigo estrangeiro até o final da Grande Guerra.