Colunistas - Rodolfo Bonventti

Tom Jobim: O mais aclamado compositor brasileiro

23 de Março de 2020

O carioca Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas no dia do aniversário da cidade de São Paulo, mas como o nome artístico de Tom Jobim ganhou o mundo e se tornou um dos mais importantes compositores, maestros e arranjadores do século XX.

Filho de um diplomata e de uma dona de casa, ele foi criado no bairro de Ipanema e queria ser arquiteto, mas desistiu no primeiro ano da universidade e resolveu ser pianista, tocando na década de 1960 em bares e boates de Copacabana.

Tom Jobim foi um dos criadores do movimento da Bossa Nova e além de pianista, nos primeiros anos da década de 1960 exerceu também a função de arranjador na gravadora Continental.

O primeiro sucesso como compositor foi “Tereza da Praia”, composta em parceria com Billy Blanco em 1954 e logo depois se formava parcerias com a cantora e compositora Dolores Duran e com o poeta Vinícius de Moraes.

Foi com Vinícius que ele compôs todas as canções para a peça “Orfeu da Conceição” e depois para o filme “Orfeu do Carnaval”, dirigido pelo francês Marcel Camus. Foi dessa peça que saiu o sucesso mundial “Se Todos Fossem Iguais a Você”, uma das músicas mais regravadas em todo o mundo.

Tom Jobim foi peça importante na consolidação da Bossa Nova no Brasil e nos Estados Unidos, não só compondo e interpretando, mas principalmente como o arranjador e diretor musical dos primeiros discos com o novo ritmo musical.

É autor com Vinícius de Moraes de um outro clássico da música brasileira e conhecido mundialmente, “Garota de Ipanema”, que segundo a revista Rolling Stones é a música brasileira mais executada no exterior em todos os tempos. Ele ganhou o Grammy de Música do Ano em 1964, competindo com os Beatles e os Rolling Stones.

Participou de alguns festivais de música popular no Brasil e no exterior. No Rio de Janeiro, em parceria com Chico Buarque de Holanda, venceu o FIC (Festival Internacional da Canção) em 1968, com a música “Sabiá”.

Gravou com grandes nomes da música internacional como, por exemplo, Frank Sinatra, em 1967, em um disco antológico que se chamou “Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim”, com versões dos maiores sucessos de Tom até então em inglês.

Tom sempre declarou que tinha uma grande influência em suas composições de artistas como Villa Lobos, Radamés Gnatalli e Ary Barroso.

No Brasil, Tom dividiu discos com Vinícius de Moraes, Elis Regina, Edu Lobo, Chico Buarque, Eumir Deodato, Dorival Caymmi e Miúcha, entre outros.

Em 1992 ele foi enredo da Escola de Samba Primeira de Mangueira, em um desfile que reuniu grandes nomes da nossa música na avenida do samba, no Rio de Janeiro.

Tom Jobim foi casado duas vezes e deixou quatro filhos, o mais velho o também músico Paulo Jobim. Ele nos deixou em dezembro de 1994, quando se recuperava da cirurgia de um câncer de bexiga no Hospital Mount Sinai, em Nova York, onde chegou a morar por um bom tempo.

Em uma justa homenagem, ele dá nome ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o antigo Galeão.

Comentários
Assista ao vídeo