Talentoso cantor lírico, que já encantou o Papa Francisco e o Príncipe Albert II com sua potente voz, se apresenta no dia 14 de março no Centro Cultural Minas Tênis Clube
Crédito da foto: Fernando Mucci |
Considerado uma das vozes mais conhecidas da música erudita brasileira contemporânea, o tenor Jean William desembarca em Belo Horizonte com seu novo espetáculo solo “Grandes Temas por Jean William”. Com participação especial de Fafá de Belém, a apresentação gratuita acontece no dia 14 de março, às 21h, no Centro Cultural Minas Tênis Clube. O talentoso cantor lírico já dividiu o palco com feras como João Carlos Martins, Laura Pausini, Simone e Sandy.
“Esse show é uma forma de aproximar o público da linguagem da música erudita, especificamente da música erudita cantada, que terá uma roupagem diferente e moderna. Elementos do teatro musical como iluminação, cenário e figurino ajudarão a compor essa ideia de espetáculo” – assim Jean William define “Grandes Temas”, no qual estará acompanhado de oito instrumentistas.
A direção artística fica por conta de Guilherme Leme Garcia, um dos destaques da direção de musicais brasileiros da atualidade, como “Merlin e Arthur – Um sonho de liberdade” e, em 2017, com o premiado “R. omeu e Julieta”. A direção musical tem assinatura de Lourenço Rebetez, figurino de João Pimenta e iluminação de Anna Turra, que já trabalhou com Maria Bethânia, Ana Carolina, Elza Soares, entre outros.
Uma surpreendente carreira
Jean William nasceu em Sertãozinho e foi criado em Barrinha, perto de Ribeirão Preto, pelos avós maternos. Com o avô Joaquim, boia-fria aposentado, autodidata em violão, violino e acordeão, ouvia e aprendia música caipira.
Aos 8 anos, passou a cantar no coral da igreja. Se apaixonou pela música clássica aos 10 anos ao ouvir músicas italianas na casa de vizinhos. Ao cantar “Con Te Partirò”, canção que se tornou mundialmente conhecida na voz de Andrea Bocelli, em um festival escolar, Jean encantou uma das ouvintes, Julia Guidi, que o comparou ao Tenor Caruso.
O, então, aspirante a tenor mudou-se para Ribeirão Preto, para a casa de Julia, onde pôde ter melhores condições de estudo. Em sua trajetória, foram necessários muito estudo e muita dedicação: passou em Música na USP Ribeirão Preto e, posteriormente, transferiu-se para São Paulo, formando-se pela ECA-USP.
Foi apresentado ao Maestro João Carlos Martins, que tornou-se seu orientador em 2009. O jovem, aos 23 anos, sonhava alto, mas não esperava que as realizações estivessem mais perto do que ele imaginava. A partir daí, apresentou-se como solista em palcos como a Sala São Paulo e o Avery Fisher Hall, no Lincoln Center de Nova York, recebendo elogiosa crítica. Foi para Milão aprimorar seus estudos em música e teve aulas com importantes nomes do cenário lírico como Davide Rocca, Luciana Serra e Umberto Finazzi.
Com mais 10 anos de carreira, apresentou-se junto a importantes orquestras em palcos nacionais e em países como EUA, Itália, Portugal, Suíça, Canadá, Argentina, Índia e Emirados Árabes.
Em 2013, cantou para o Papa Francisco e uma multidão estimada em mais de um milhão de peregrinos na Jornada Mundial da Juventude.
Mesmo tendo forte influência de óperas italianas, Jean passeia também pelo popular e o melhor exemplo disso é o disco “Dois Atos” (2014), cujo repertório contemplou obras eruditas e composições populares. O trabalho contou com a participação de nomes como Monica Salmaso, Nelson Ayres, André Mehmari e Fafá de Belém. Cantou também com grandes nomes como Laura Pausini, Simone, Jaques Morelenbaum, Sandy, Renato Braz e Fabiana Cozza.
Em junho de 2018, apresentou-se em um evento na Ópera de Monte Carlo em Mônaco, com a presença do príncipe Albert II.
Vídeos
Jean interpreta “Nessum Dorma”: https://www.youtube.com/watch?
Jean interpreta “Trenzinho Caipira”: https://www.youtube.com/watch?
Jean cantando “Maria”: https://www.youtube.com/watch?
Jean cantando “Tocando em Frente”: https://www.youtube.com/watch?
Jean canta na Jornada Mundial da Juventude, para o Papa Francisco, em 2013: https://www.youtube.com/watch?
SERVIÇO
“Grandes Temas por Jean William”
Teatro Centro Cultural Minas Tênis Clube - Rua da Bahia 2244 – Lourdes, Belo Horizonte
Quando: 14 de março, às 21h
Informações: (31) 3516-1360 (bilheteria)
Ingressos: Grátis
Bilheteria ou pelo site: http://www.eventim.com.
Site teatro: http://
Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos
Capacidade: 602 lugares.
Acesso completo para portadores de mobilidade reduzida, com elevador.
Horário de funcionamento da bilheteria: de segunda a sábado, das 12h às 20h; e domingo, das 12h às 19h, com dois atendentes. A bilheteria funciona até 30 minutos depois do início do espetáculo.
Formas de pagamento: dinheiro, cartões de débito e crédito.
Horário de abertura da casa: 30 minutos antes do horário da apresentação. Não garantimos a entrada após o início. Devolução até sete dias após a compra.