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Moda em Transformação: Thay Sanqueta tem influenciado consumidores a um estilo mais sustentável

3 de Março de 2020

Já se tornou inegável que as ideias de Sustentabilidade se tornaram um dos pilares que sustentam toda a sociedade contemporânea. A geração dos Millenials (nascidos entre as últimas duas décadas do século passado) têm o ativismo – político, social e ambiental – não só como uma forma de expressão, mas também como estilo de vida.

No que se refere ao meio ambiente, as práticas de consumo consciente, preservação ambiental e hábitos sustentáveis se tornaram cada vez mais abrangente, transbordando para além das esferas comuns do ativismo. Hoje, o mercado é pressionado a olhar para essas causas, atendendo aos apelos de um público cada vez mais crítico e exigente.

No mundo da moda não é diferente. A Indústria do Fast Fashion se tornou agressiva ao ecossistema e tem sido combatida. Hoje, são cerca de 80 bilhões de peças de roupas consumidas por ano, sendo que apenas 1% delas é reciclada. Os números mostram que a cada 5 peças, 3 são descartadas em menos de um ano. Mais do que isso, em impacto ambiental, a Indústria é responsável por 10% das emissões de gases de efeito, consumindo mais energia que o setor de aviação e transporte juntos.

Com as redes sociais, a voz de jovens consumidores com consciência sustentável tem se tornado mais poderosas e alarmantes – exigindo do mercado mudanças significativas. Esse movimento não passa em branco no cenário nacional e também pode ser visto em grandes eventos da Indústria da Moda.

Recentemente, no último SPFW (maior semana de moda brasileira), a colunista de moda Thay Sanqueta usou o mesmo blazer em todos os "Looks do Dia". Para muitos, acompanhar os Looks do Dia é um dos momentos mais relevantes do evento e a atitude de Thay causou grandes rebuliços por ser considerada um tabu. "A minha intenção foi mostrar um jeito de ser sustentável, usando a peça no seu máximo, sugerindo as pessoas a terem compras conscientes e que possam ser vestidas ao seu máximo!", explica ela.

Thay nasceu em Rio Verde (GO) e tem um nome de peso entre as marcas e projetos desenvolvidos no sudoeste goiano. Ela começou há quase 6 anos, como blogueira, dividindo seus olhares e impressões sobre moda com o público e, a partir daí, sua carreira apenas decolou, como ela explica: "Após ser convidada para o primeiro SPFW, fiquei fascinada pelo que tinha por trás das roupas e comecei a estudar sobre a comunicação atrás das roupas e sobre consumo."

A consultora já apresentou seu próprio programa na TV Sucesso, afiliada da TV Record, e escreve como colunista do Agrund.com, site do estilista Arlindo Grund. Thay também é consultora de marketing e estilo da Aldeia, desenvolvendo coleções e a comunicação da marca. Além disso, a consultora já fez mais de 20 "semanas da moda", entre elas: SPFW, MINAS TREND, Rio Moda Rio, Veste Rio, SICC e Zero Grau.

Seu olhar apurado e sensível recebe muito destaque e reconhecimento, tornando-a convidada da maior parte dos grandes eventos da indústria, como ela mesma conta: "Para o desfile Ronaldo Fraga, que é o mais disputado e desejado no Brasil, costumo gerar conteúdo de seus desfiles e backstage – falando sobre tendências e lifestyle, além de entrevistar celebridades como Bruno Glagliasso e Débora Secco".

Para os interessados em acompanhar e dividir o conteúdo de Thay Sanqueta, além de entender mais sobre moda sustentável e lifestyle, basta seguir seu perfil no instagram (@thaysanqueta), onde já conta com quase 50 mil seguidores – que acompanham seus looks e dicas diariamente. Além disso, o trabalho da consultora também está disponível em seu blog pessoal e no Agrund.com

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