Durante um mês inteiro, a partir de 8 de Março,- Dia Internacional da Mulher, Dilson Cavalcanti vai transformar a Avenida Paulista em uma grande galeria a céu aberto com a exposição “Monalisas Brasileiras”.
![]() |
Na mostra, o artista retrata dezenove mulheres brasileiras, personalidades de destaque na vida brasileira e de grande importância na nossa cultura. Para elaboração dos retratos o artista se inspirou na arte clássica da Mona Lisa, a célebre pintura de Leonardo da Vinci.
![]() |
Entre essas mulheres notáveis estão Rita Lee, cantora; Cora Coralina, poeta; Luiza Trajano, empresária; Hortência, ex-jogadora de basquete; Leila Diniz, atriz símbolo da revolução feminina no país; Dandara dos Palmares, guerreira negra do período colonial; Hebe Camargo, apresentadora de tevê; e Catarina Paraguaçu, indígena Tupinambá que foi contemporânea de Da Vinci. Na imagem ao lado, dezoito dos retratos “monalisados” que fazem parte da exposição.
![]() |
Além de homenagem às mulheres brasileiras, a exposição é também um tributo a Leonardo da Vinci, que em 2019 teve celebrados os 500 de sua morte.
A exposição “Monalisas Brasileiras na Avenida Paulista” terá inauguração oficial no domingo 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, com vernissage especial para convidados, a ser realizado das 11 às 14 horas no Parque Prefeito Mário Covas.
![]() |
Estão previstas as presenças no evento de algumas das mulheres “monalizadas”, entre elas Rita Lee, Helô Pinheiro, Patrícia Medrado e Hortência. A mostra permanecerá em cartaz até o dia 5 de Abril.