Cultura - Teatro

Ao Vivo, estreia no Viga Espaço Cênico dia 3 de março

19 de Fevereiro de 2020

Cenas do espetáculo estabelecem diálogos com diferentes programas televisivos. Elenco conta com Andrea Tedesco, Antoniela Canto, Daniela Schitini, Monalisa Vasconcelos, Rodrigo Sanches e Walter Figueiredo

Crédito: Marta Santos.
 

O espetáculo AO VIVO é composto por textos curtos de Bruna Pligher, Carla Kinzo, Lucas Mayor e Marcos Gomes que se relacionam com o universo dos programas televisivos. A peça estreia no dia 3 de março no VIGA Espaço Cênico, onde segue em cartaz até 1º de abril. As apresentações acontecem às terças e quartas, às 21h.

Dirigida por Lucas Mayor e Marcos Gomes, que pesquisam as cenas curtas em seu núcleo no Cemitério de Automóveis, a peça reúne quatro situações independentes unidas apenas pelo universo da televisão. “Temos investigado há algum tempo a questão das formas breves nas narrativas. E nossos trabalhos nesse tempo, por vezes, tem sido convidar outros dramaturgos para escrever conosco cenas ligadas por algum tipo de temática. Na nossa oficina de dramaturgia, pensamos a estrutura do conto para a concepção de uma peça”, revela Mayor.

Em “Não foi isso que eu quis dizer”, o autor Marcos Gomes narra uma entrevista ao vivo conduzida por uma jornalista com a dramaturga de uma peça polêmica, que tem sido bastante atacada nas redes sociais. As duas começam a conversar em clima ameno, mas, aos poucos, a sabatina vai esquentando ao tratar de temas como o fazer artístico nos tempos atuais.

Já no texto “Ninguém me conhece tão bem”, de Lucas Mayor, um casal participa daqueles programas de relacionamento nos quais os casados devem provar que conhecem bem seu/sua companheiro(a). Claudio e Fátima não conseguem ouvir o que o outro está respondendo e a apresentadora gera uma enorme confusão com as suas perguntas.

Uma repórter investigativa não consegue se desligar do trabalho em “Plantão”, de Carla Kinzo. A cena narra a conversa dessa profissional com sua analista em uma sessão de psicanálise. A jornalista tenta a todo custo ter o controle daquela “entrevista”. 

Finalmente, em “Trem Louco”, de Bruna Pligher, um casal, que já está junto há bastante tempo, participa de um programa de entrevistas sobre casamentos bem-sucedidos. As perguntas da apresentadora e as reações dos espectadores pela internet podem colocar essa relação à prova, sobretudo quando o tema da conversa é a traição.

SINOPSE

AO VIVO reúne peças curtas de Bruna Pligher, Carla Kinzo, Lucas Mayor e Marcos Gomes que dialogam com programas televisivos. Quatro situações independentes se ligam apenas por esse tema. São elas: um casal tenta provar que se conhece bem em um programa de relacionamentos; uma dramaturga é sabatinada durante uma entrevista por uma jornalista; uma repórter em plantão não se deixa “entrevistar” em sua sessão de psicanálise; e o relacionamento de longa data de um casal pode ser colocado em xeque em um programa de entrevistas sobre casamentos.

FICHA TÉCNICA

Direção: Lucas Mayor e Marcos Gomes

Textos: Bruna Pligher, Carla Kinzo, Lucas Mayor e Marcos Gomes

Elenco: Andrea Tedesco, Antoniela Canto, Daniela Schitini, Monalisa Vasconcelos, Rodrigo Sanches e Walter Figueiredo

Iluminação: Gabriel Oliveira

Fotos: Marta Santos

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

SERVIÇO

AO VIVO, de Bruna Pligher, Carla Kinzo, Lucas Mayor e Marcos Gomes

Viga Espaço Cênico – Rua Capote Valente, 1.323, Pinheiros

Temporada: 3 de março a 1º de abril

Às terças e quartas, às 21h

Ingressos: R$40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)

Classificação: 16 anos

Duração: 60 minutos

Capacidade: 40 lugares

Comentários
Assista ao vídeo