A cerimônia de posse do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo aconteceu na manhã desta segunda-feira, 17/02, na sede da corte castrense, região central da capital.
O juiz Clovis Santinon, eleito em novembro de 2019 é o presidente tendo como vice, o juiz Paulo Adib Casseb. O juiz Avivaldi Nogueira Junior foi reconduzido ao cargo de corregedor-geral e o juiz Fernando Pereira é o diretor da Escola Judiciária Militar.
Autoridades civis e militares prestigiaram a cerimônia, entre elas o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Cauê Macris; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Geraldo Pinheiro Franco; o secretário de Justiça e Cidadania Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; o presidente do STM, ministro Marcus Vinicius Oliveira dos Santos; o major-brigadeiro, Ricardo Augusto Fonseca Neubert; o comandante do 8º Distrito Naval, vice-Almirante Sergio Fernando de Amaral Chaves Jr; o general Ricardo Carmona (CMSE); o presidente da OAB-SP, Caio Augusto Silva dos Santos; o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio; o presidente do TRE, desembargador Sebastião Nuevo Campos; o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Eduardo Tuma; a presidente do TRF3, Therezinha Cazerta; a presidente do TRT2, Rilma Aparecida Emeterio; a presidente do TRT15, Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes; o presidente do TJMMG, James Ferreira Santos; o presidente do TJMRS, Fabio Duarte Fernandes; o comandante geral da PM, coronel Marcelo Vieira Salles; o presidente da Associação dos Juízes Federais, Fernando Mendes; a presidente da Apamagis, Vanessa Mateus; o vice-presidente da AMB, Fernando Bartoletti; Suzana do Val Moore, presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Federal, entre outros.
![]() |
Fabio Duarte, TJMRS, vice almirante chaves, comandante 8. distrito naval, ministro Marcus Vinicius, presidente STM clovis Santinon e Jaime de Cássio Miranda, procurador da Justiça Militar federal |
Os magistrados do TJM, Dalton Abranches Safi; Ronaldo João Roth; Marcos Fernando Theodoro Pinheiro; Lauro Escobar; Enio Luiz Rossetto; Luiz Alberto Moro Cavalcanti e os promotores Giovana Ortolano Guerreiro e Marcel Del Bianco Cestaro também participaram do evento.
Em seu discurso o presidente do TJM enalteceu a participação dos servidores e o esforço do Tribunal em oferecer prestação de serviços de qualidade à sociedade.
![]() |
“Aceitei essa missão porque sei que não estarei sozinho, comigo além dos juizes Paulo Adib Casseb, Avivaldi Nogueira Junior e Fernando Pereira estão Paulo Prazak, Silvio Hiroshi Oyama e Orlando Eduardo Geraldi. Conto também com o inestimável apoio dos magistrados de 1º Grau e servidores que estão entre os melhores do Poder Judiciário”.
![]() |
Ao final do discurso o presidente lembrou uma fala do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso sobre combate à corrupção e reforçou que é preciso combater esse mal que acaba contaminando toda uma sociedade.
![]() |