No período de carnaval, os bancos de sangue do país entram em estado de alerta máximo, pois as doações diminuem drasticamente, ao mesmo tempo em que as demandas por transfusões e diversos tipos de procedimentos aumentam, também razão do elevado número de acidentes nas entradas envolvendo vítimas.
Somente no Banco de Sangue Ribeirão Preto, as doações chegam a cair cerca de 50%, na semana do Carnaval, informa Eli Mendes, líder de captação. “É uma queda muito alta nesse período. Entendemos que os nossos ‘parceiros solidários’ estão em um momento de descontração e férias, porém, temos que chamar a atenção da população”, diz Eli.
Segundo o líder de captação, para que os estoques se mantenham em uma situação segura, são necessárias 50 doações diárias. “Essa é a condição ideal para realizarmos cerca de 1.200 transfusões de sangue por mês, atendendo a cinco hospitais da cidade”, informa Eli Mendes.
Cerca de 15 minutos e uma leve picada já são suficientes para ajudar a salvar as vidas de até quatro pessoas, por meio dos subprodutos do sangue, como plasma, plaqueta, hemácias e crioprecipitado.
Veja como é fácil doar
Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável legal).
O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem, ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.
Serviço:
Banco de Sangue de Ribeirão Preto
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 895
Tel: (16) 3610-1515
Atendimento: das 7h às 18h, de segunda a sábado (exceto feriados) – aos doadores, estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho.