Colunistas - Heródoto Barbeiro

Praias Contaminadas

12 de Novembro de 2019

A ameaça do petroleiro lançar toda a carga no mar é real. Ele leva mais de 80 mil toneladas de petróleo cru, avaliada em 50 milhões de dólares. A quantidade de óleo é suficiente para provocar um desastre ecológico sem precedentes, com a contaminação da água, das  praias e a matança de animais de toda espécie. Os pescadores alertam o governo que não conseguem sobreviver sem o trabalho e que ninguém compra pescado suspeito de estar contaminado pelo óleo. Nem peixes nem moluscos. Um professor de uma universidade da região alerta para o perigo de se recolher o óleo na areia das praias sem equipamento correto. Pode haver contaminação através da pele. Outro lembra que mesmo sem aparente petróleo na água, pode haver uma substância, o benzeno, incolor e inodoro, comprovadamente cancerígeno. Autoridades são criticadas por não tomarem medidas imediatas, se é que sabem o que fazer uma vez que nem mesmo se tem certeza da procedência do petróleo.

 O navio tem como destino a China. Ele é um dos suspeitos uma vez que a rota por onde passa é congestionada de petroleiros que entram vazio nos portos fornecedores e saem carregados de óleo. São uma verdadeira bomba flutuante e até agora não se viu uma ação internacional para monitorar e assegurar que a carga vai chegar inteira no destino final. Ela pode ser despejada no mar, segundo os técnicos, por uma avaria em um dos imensos tanques, um despejo para equilibrar o navio por algum erro de cálculo ou mesmo um ataque pirata que sequestre a tripulação e despeje o óleo sob os mais diversos motivos. Dos políticos a obtenção de vantagens econômicas através de chantagem e ameaças. Pode até ser um ato terrorista.  As organizações não governamentais com sede na Europa e Estados Unidos já têm um suspeito, é o governo que não monitora essa rota comercial e pouco se dedica a preservação do meio ambiente. As correntes marítimas são responsáveis por  espalhar o óleo em toda a região e ninguém sabe ao certo até onde podem carregar o produto e o dano que provoca.

 A marinha finamente toma uma iniciativa. Enviou para a região um navio com soldados treinados para abordagem de outro navio e helicóptero para transportar a tropa. A  tripulação do petroleiros  se isenta de qualquer responsabilidade uma vez que se escondeu em uma sala segura, blindada e impossível de ser invadida por quem quer que seja. É um dispositivo de segurança necessário desde que navios são alvos constantes de ações de piratas. Essa tática já evitou que pelo menos outros 4 navios fossem capturados pelos bandidos. Estima-se que  22 tripulantes estão no navio.  O assalto para libertar o petroleiro ocorre com a invasão da tropa no navio sequestrado e há troca de tiros. Os soldados russos, matam um, prendem todos os outros e libertam os tripulantes. Os prisioneiros vão ser levados para Moscou onde vão enfrentar a acusação de pirataria . apesar da presença de forças internacionais,20 embarcações estrangeiras e  400 tripulantes estão nas mãos dos piratas somalis, que infestam as rotas de comercio da região. Até agora  ninguém imaginou  que possam jogar o petróleo no mar para contaminar as praias do Iêmen.

  • Heródoto Barbeiro é editor chefe e âncora do Jornal da Record News em multiplataforma 
Comentários
Assista ao vídeo