Informes - Dr Mário Perussi

Sorriso Móvel promove atividades de prevenção ao câncer de boca

25 de Outubro de 2019

Nos dias 18 e 19 de outubro foi realizada uma Campanha de Prevenção de Câncer Bucal em adultos e crianças nas cidades de Lins e Sabino, ambas localizadas no estado de São Paulo.

Sorriso Móvel é um ônibus especialmente projetado, uma unidade móvel odontológica preparada para realizar diversos tipos de atendimento e que conta com uma equipe formada por dentistas e auxiliares de saúde bucal.

Durante a ação foram realizadas várias avaliações gratuitas, em adultos e crianças, como por exemplo, prevenção de câncer bucal, extração e/ou substituição de prótese, orientação de higiene oral e de escovação.

Os empresários e cirurgiões-dentistas Mário Perussi e Tom Ré, além de todos os dentistas e equipe de apoio merecem o elogio pelo excelente serviço prestado.

Devido ao sucesso da campanha, várias cidades entraram em contato para que ações semelhantes sejam repetidas.

Brasil tem a 3ª maior incidência de câncer bucal do mundo

Segundo o Inca, mais de 14 mil casos de câncer bucal são registrados por ano, matando mais de 4 mil brasileiros anualmente, a maioria homens, a resposta pode estar associada no uso de álcool e tabaco que faz com que a possibilidade de desenvolvimento da doença seja aumentada em 30 vezes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 90% dos pacientes diagnosticados com câncer de boca são fumantes.

A importância da prevenção

Os dentistas procuram os primeiros sinais que possam indicar a doença durante a consulta regular, mas também é importante que o paciente reconheça os principais sinais para poder avisá-lo, imediatamente. Afinal, assim como o câncer de mama, o câncer de boca quanto mais cedo for descoberto, maiores serão as chances de tratamento e cura.

Autoexame pode ajudar

Os principais sinais que devem ser observados são:

  • lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
  • manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);
  • nódulos (caroços) no pescoço;
  • rouquidão persistente;

Por fim, fique atento aos sinais acima e visite seu dentista de confiança regularmente.

Comentários
Assista ao vídeo