Colunistas - Rodolfo Bonventti

Muito suspense na trama envolvente de “Ninho da Serpente” na Bandeirantes

17 de Setembro de 2019

Um dos melhores trabalhos do autor Jorge Andrade (1922-1984) para a televisão foi a novela “Ninho da Serpente”, exibida pela TV Bandeirantes de 5 de abril a 27 de agosto de 1982, no horário das 21 horas.

Com um elenco de grandes nomes, uma direção correta de Henrique Martins e Antonio Abujamra e cenários belíssimos de Flávio Phebo, a novela foi uma das melhores produções da Bandeirantes e registrou bons índices de audiência para a emissora.

Ninho da Serpente - Cleyde Yáconis e Imara Reis

O roteiro de “Ninho da Serpente” envolvia a família do milionário Cândido Taques Penteado, que morre e deixa uma grande herança que vai desencadear uma série de conflitos entre seus vários herdeiros, todos dominados pela figura de sua irmã, a sofisticada e misteriosa Guilhermina, mais um brilhante desempenho de Cleyde Yáconis.

Com uma boa dose de suspense e uma crítica à alta burguesia paulista e brasileira, “Ninho da Serpente” registrou um casamento perfeito entre um belo texto, um elenco afiado e uma produção de primeira linha.

Ao lado de veteranos brilhantes como Cleyde Yáconis, Juca de Oliveira, Othon Bastos, Beatriz Segall, Márcia de Windsor, Luiz Carlos de Moraes, Imara Reis, Jairo Arco e Flexa, Carmen Silva, Emílio Di Biasi, Sonia Oiticica e Antonio Petrin, a novela também nos brindou com atores jovens com muita garra.

Kito Junqueira e Selma Egrei voltavam a viver um par romântico em outra novela da mesma emissora, após serem um casal problemático na novela “Os Adolescentes”. A nova obra de Jorge Andrade também marcava a estréia na televisão de Eliane Giardini, uma linda e jovem atriz que interpretava Lídia, neta do aristocrata Cândido Penteado, e que se transformaria em uma estrela das nossas novelas.

No elenco jovem os destaques ficaram com Giuseppe Oristânio, Raymundo de Souza, Flávio Guarnieri, Mayara Magri, Paulo César Grande, Julia Lemmertz, Déborah Seabra, Hugo Della Santa, Danúbia Machado, Zé Carlos de Andrade e Carlos Takeshi.

Duas veteranas e brilhantes atrizes fizeram participações especiais marcantes durante a trama, que tinha momentos de grande suspense: Nydia Lícia e Laura Cardoso, ambas também em atuações de destaque na novela.

 A novela também entrou para a história da nossa teledramaturgia por um fato trágico: foi a última atuação na TV da bela e talentosa Márcia de Windsor, que vivia a elegante e sofrida Jerusa, e que faleceu vitimada por um infarto fulminante, a apenas cinco capítulos do final das gravações de “Ninho da Serpente”.

Mais uma grande produção da TV Bandeirantes da década de 1980.

Comentários
Assista ao vídeo