Modelo pode ser equipado com motores a gasolina TFSI 1.4 ou 1.8, que produzem, respectivamente, 140 cv e 180 cv de potência
Esportivo S3 Cabriolet virá com motor 2.0 TFSI, com 300 cv de potência, que acelera o carro de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos
A Audi apresenta o novo A3 Cabriolet no Salão Internacional de Frankfurt, na Alemanha. O compacto de quatro lugares impressiona à primeira vista, com suas linhas fluidas e capota de lona. Tecnicamente, o veículo é top de linha na sua categoria graças à tecnologia de construção leve, novos motores e sistemas de assistência de alta performance.
Design exterior
Em comparação ao modelo antecessor, o novo Audi A3 Cabriolet cresceu de 4,24 m para 4,42 m, em comprimento; de 2,58 m para 2,60 m, na distância entre-eixos; e de 1,77 m para 1,79, em largura. Já a altura (1,41 m) foi reduzida em 15 milímetros, o que dá ao conversível de quatro lugares uma aparência mais elegante e esportiva na estrada. A capacidade do porta-malas cresceu 60 litros e ficou mais fácil carregá-lo. As rodas podem chegar a 19 polegadas.
A dianteira do Audi A3 Cabriolet é caracterizada pela grade do radiador Singleframe. Os faróis planos garantem um “olhar” firme e enfatizam o estilo horizontal – junto com as entradas de ar no para-choque. A Audi oferece faróis com tecnologia LED como opcionais, com ajuste de altura (tecnologia oferecida com exclusividade no segmento compacto).
A parte traseira desempenha um papel fundamental nas proporções harmoniosas do carro de duas portas. A moldura do para-brisa é feita em alumínio, assim como a moldura decorativa que contorna o veículo. Nas laterais, a linha tornado esticada e os contornos das superfícies metálicas criam um fascinante jogo de luz e sombra.
Capota
O novo A3 Cabriolet vem equipado com uma capota de lona, esticada sobre uma estrutura leve de magnésio e aço, que se integra perfeitamente ao desenho do automóvel. Basta pressionar uma tecla para que se abra ou feche de forma eletro-hidráulica em menos de 18 segundos, mesmo a uma velocidade inferior a 50 km/h. Quando está aberta, ela fica guardada, dobrada em três partes, dentro de um compartimento que pouco reduz o espaço de bagagem, que é de 287 litros.
A capota automática integra uma janela de vidro traseiro e é oferecida na cor preta (standard). Como alternativa, uma versão totalmente acústica está disponível – com uma espessa camada de espuma interna que reduz, ainda mais, o já baixo nível de ruído interior do A3 Cabriolet. O equipamento acústico está disponível em três cores exteriores - preto, cinza e marrom - e seu forro de teto pode ser preto ou prata lunar. Um defletor de vento é de série para a versão Ambiente, enquanto que o aquecimento para a zona da cabeça nos assentos dianteiros é opcional.
Um sistema ativo protege os ocupantes em caso de capotamento. O sistema é constituído de duas placas acionadas por mola que estão embutidas na carroceria.
Carroceria
Na versão básica, o carro pesa apenas 1.365 kg e apesar de ser maior e mais confortável que a versão anterior, é cerca de 50 kg mais leve. Incluindo seus reforços especiais, responsáveis pela elevada rigidez torcional, a carroceria pesa 30 kg a menos do que antes, com o capô feito em alumínio. O peso também foi significativamente reduzido no habitáculo e nos motores. Com isto, a Audi - uma empresa pioneira nesta tecnologia – estabelece um recorde impressionante na classe dos compactos. Os clientes podem escolher entre 16 cores externas para a carroceria.
Interior
Linhas elegantes e superfícies limpas também caracterizam o design interior do novo Audi A3 Cabriolet. O painel de instrumentos baixo e leve tem a frente ligeiramente curvada e o console central é um pouco inclinado em direção ao motorista. Os grandes saídas de ar redondas, com desenho jet, o painel de controle do ar-condicionado e os frisos tridimensionais trazem elegância premium para o interior do modelo. O pacote de iluminação opcional inclui, pela primeira vez, um interruptor sensível ao toque para as luzes de leitura.
O modelo oferece espaço suficiente para quatro adultos e os encostos dos dois bancos traseiros podem ser rebatidos, ampliando a capacidade de carga. O volante e os bancos são novos projetos, assim como o freio de estacionamento eletromecânico - operado por meio de um botão no console central.
O veículo tem três versões: Attraction, Ambition e Ambiente. O pacote esportivo S line para a linha Ambition traz acabamento totalmente em preto para o interior. Os clientes podem escolher revestimentos em tecido, couro ou couro Alcantara. A opção marrom lasso confere uma imagem exclusiva.
Sistemas de assistência
Graças aos sofisticados sistemas de assistência, a condução no novo Audi A3 Cabriolet é ainda mais impressionante. O sistema de informação ao condutor com programa de eficiência e recomendação de descanso é de série na versão Ambition e Ambiente. A oferta de opções inclui controle de cruzeiro adaptativo, Audi Side Assist, Audi Active Lane Assist, reconhecimento de sinais de tráfego baseado em câmera, assistente de estacionamento com display seletivo e sistema de segurança Audi Pre Sense.
Extremamente atraente também é a oferta de componentes de infotainment (informação e entretenimento), como o sistema de som Bang & Olufsen e o MMI Navigation Plus. A tela superfina de sete polegadas emerge eletricamente do painel de instrumentos e o terminal de usuário possui um botão rotativo e de pressão, combinado com um touchwheel do MMI touch. A superfície superior do touchwheel é um pad sensível ao toque para entrada de caracteres alfabéticos e numéricos.
O conceito Audi Connect é referência de interconexão do motorista com o seu ambiente. No novo Audi A3 Cabriolet, esta função - que complementa o sistema de navegação MMI Plus - fornece conexão com a internet e, sempre que possível, através do padrão de transmissão rápida LTE (disponível a partir de novembro). O hotspot WLAN integrado permite que os passageiros usem seus dispositivos móveis para navegar na internet e acessar os e-mails gratuitamente.
O sistema traz serviços de internet a partir do momento em que o motorista coloca o carro em funcionamento. É possível fazer a navegação através de imagens do Google Earth e do Google Street View, obter informações online sobre o tráfego e acessar redes sociais, como Facebook e Twitter. O mais recente serviço do Audi Connect é a informação de estacionamento, que mostra vagas disponíveis até em garagens subterrâneas.
Motor e transmissão
Os três motores, recentemente desenvolvidos, do Audi A3 Cabriolet enfatizam o carácter esportivo do automóvel. Os dois motores TFSI tem 1.4 e 1.8 litro de cilindrada e produzem, respectivamente, 140 cv e 180 cv de potência. O propulsor 2.0 TDI desenvolve 163 cv. Outros motores serão lançados: desde um 1.6 TDI, com 110 cv, a um 2.0 TFSI, que fornecerá ao Audi S3 Cabriolet 300 cv de potência. Todos os motores do novo Audi A3 Cabriolet combinam as tecnologias de injeção direta, do turbo e do sistema Stop-start .
O consumo médio dos três motores é 12% inferior aos propulsores do modelo anterior – e com melhor performance. O 1.4 TFSI, por exemplo, acelera o A3 Cabriolet de 0 a 100 km / h em 9,1 segundo, mas o consumo de combustível combinado é de apenas 20 km/litro e as emissões de CO2 são 114 g / km. Também contribuiu para essa eficiência a tecnologia Audi de cilindro sob demanda (COD), que desativa dois cilindros do motor em condições de baixa carga.
A transmissão do novo Audi A3 Cabriolet também aposta na tecnologia de última geração. O veículo com motorização 1.8 TFSI chega ao mercado com câmbio S tronic de sete velocidades que, juntamente com o sistema Audi Drive Select, oferece a função de roda livre, que melhora ainda mais a economia de combustível. O 1.4 TFSI e o 2.0 TDI são combinados com uma transmissão manual de seis velocidades. A tração integral e permanente quattro, outra novidade e uma oferta exclusiva do compacto conversível, estará disponível em breve.
Chassis
Comportamento esportivo, segurança e alto nível de conforto: o chassis do novo Audi A3 Cabriolet impressiona pelo uso de alta tecnologia. Alguns componentes da suspensão dianteira MacPherson são feitos em alumínio; a suspensão traseira four-link controla separadamente as forças longitudinais e transversais. O sistema de direção hidráulica possui um acionamento eletromecânico eficiente.
O controle eletrônico de estabilidade (ESC) integra um diferencial de deslizamento limitado, o que torna o controle mais suave e seguro em curvas rápidas. Os freios são potentes e duráveis e os tamanhos das rodas variam de 16 a 19 polegadas, com dimensão de pneus até 235/35. Duas versões do chassis esportivo são oferecidas: a suspensão esportiva, que rebaixa a carroceria em 15 milímetros, e a suspensão esportiva S line, que reduz a altura em 25 milímetros.
Entre os opcionais de alta tecnologia do novo Audi A3 Cabriolet está o Audi Drive Select (de série na linha Ambition). O sistema permite ao motorista modificar, em vários modos, a gestão do motor, a direção assistida, a transmissão S tronic e a operação de ar-condicionado. Esse controle também se estende aos sistemas opcionais, tais como o controle de amortecimento adaptativo Audi Magnetic Ride, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de luzes adaptativas e direção progressiva.
O novo Audi A3 Cabriolet vai sair da linha de montagem da fábrica da Audi em Györ, na Hungria, que recebeu mais de 900 milhões de euros para sua ampliação. As vendas começam na Alemanha, no outono, e as primeiras entregas serão feitas a partir do primeiro trimestre de 2014. No Brasil, o A3 Cabriolet deve chegar no segundo semestre do ano que vem. Um grande número de equipamentos esportivos e de conforto e conveniência completam as características do modelo, que incluem chave de luxo e bancos esportivos S, com apoios de cabeça integrados e acabamento acolchoado no formato Diamante na região dos ombros.
Audi S3 Cabriolet (dados preliminares)
A versão top S3 Cabriolet, que chegará ao mercado pouco depois do lançamento do A3 Cabriolet, surpreende pela performance altamente esportiva. O motor 2.0 TFSI produz 300 cv e tem torque máximo de 380 Nm. Equipado com câmbio S tronic de seis velocidades, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. O consumo de combustível combinado do motor turbo de quatro cilindros é de 14 km/litro.
O sistema de transmissão quattro funciona com uma embreagem multidisco hidráulica controlada eletronicamente. A carroceria foi rebaixada em 25 milímetros e por trás das rodas de 18 polegadas se encontram freios de 17 polegadas. Rodas de 19 polegadas também estão disponíveis em conjunto com o Audi Magnetic Ride. A direção progressiva é de série.