Os 450 militares do Comando Militar do Sudeste (CMSE) que atuaram na Operação Acolhida, em Roraima, começarão a retornar para São Paulo na próxima terça-feira 23 de julho às 16h, em aeronaves da Força Aérea Brasileira, na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP). Na ocasião, o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, presidirá uma solenidade de recepção para os militares, que encontrarão suas famílias depois de 3 meses em missão. Está previsto este retorno acontecer em 7 diferentes desembarques. O primeiro ocorrerá com efetivo de 45 militares.
Os voluntários que integraram o 5º contingente da Força-Tarefa Logística Humanitária em Roraima (FT Log Hum-RR) passaram três meses em Boa Vista e Pacaraima acolhendo imigrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade.
Operação Acolhida
Em 2018, o Presidente da República reconheceu a situação de vulnerabilidade no Estado de Roraima decorrente do fluxo migratório provocado pela crise humanitária na República Bolivariana da Venezuela.
Tal imigração em massa resultou no aumento populacional desordenado e imprevisível, na dificuldade de prestação de serviços públicos essenciais e na necessidade de acolhimento a essas pessoas.
Dessa forma, o Presidente da República autorizou a execução da Operação Acolhida, sob a coordenação do Ministério da Defesa, com o emprego dos meios necessários para o apoio logístico a órgãos públicos, com vistas a cooperar no desenvolvimento de atividades humanitárias no Estado de Roraima.
Como desdobramento, coube ao Exército Brasileiro as missões de realizar ações necessárias ao acolhimento humanitário de imigrantes venezuelanos e coordenar o trabalho de vários ministérios e agências, sendo estabelecida a Força-Tarefa Logística Humanitária em Roraima.
SERVIÇO
1º Desembarque do 5º contingente da Força-Tarefa Logística Humanitária Em SP
Data: 23 de julho (terça-feira)
Horário: 16h
Local: Base Aérea de São Paulo
Endereço: Av. Monteiro Lobato, 6365 - Guarulhos