Colunistas - Rodolfo Bonventti

Nelson Rodrigues também ganhou espaço nas novelas das 18h da TV Globo

3 de Julho de 2019

A ousadia maior do horário das 18 horas na TV Globo, no início dos anos 1980, foi adaptar um folhetim de Nelson Rodrigues que ele publicou em 1951 no jornal “Última Hora” do Rio de Janeiro. Foi Teixeira Filho o responsável pela adaptação que levou o nome de “O Homem Proibido” e que estreou em 2 de março de 1982.

Duas mulheres que são primas, Joyce e Sonia, se apaixonam pelo mesmo homem, o dr. Paulo, e esse envolvimento coloca em risco o casamento dos pais de Sonia porque um passado misterioso volta à cena e também um grande romance escondido.

A adaptação de Teixeira Filho tentou ser apenas um dramalhão, mas a Censura ficou de olho na novela o tempo todo porque em se tratando de uma adaptação de um folhetim de Nelson Rodrigues, os censores esperavam alguns deslizes que comprometessem a história naquele horário.

“O Homem Proibido” teve vários diálogos que tiveram que ser refeitos, principalmente nos primeiros capítulos entre as personagens de Sônia, vivida por Elizabeth Savalla e de Joyce, interpretada por Lídia Brondi.

O Homem Proibido - Leonardo Villar e Lilian Lemmertz
 

O elenco também foi um problema para a novela e a Censura, pois o astro principal, o dr. Paulo, era interpretado pelo ator David Cardoso, na época o grande nome do cinema brasileiro pelas pornochanchadas e dramas eróticos que atuava nas nossas telas. E o medo da Censura é que ele pudesse ter cenas “pesadas” demais para o horário da novela.

O Homem Proibido - Lidia Brondi e Edson Celulari
 

Com tantos problemas, a novela se segurou como pode no ar e teve 140 capítulos exibidos, até que Benedito Ruy Barbosa voltasse para salvar o horário com mais uma novela rural.

Teixeira Filho criou muitos outros personagens para “O Homem Proibido” em relação aos originais da obra de Nelson Rodrigues, mas a novela voltou a registrar índices abaixo do esperado pela emissora.

Além de Elizabeth Savalla, Lídia Brondi e David Cardoso, o elenco da novela contava com bons trabalhos dos veteranos Leonardo Villar, Lilian Lemmertz, Milton Moraes, Gilberto Martinho, Cleyde Blota, Castro Gonzaga, Aracy Cardoso, José Augusto Branco, Ana Lúcia Torre, John Herbert, Nelson Dantas, Maria Pompeu, Stepan Nercessian, Monah Delacy, Nestor de Montemar, Roberto Faissal e Mira Palheta.

No elenco jovem a presença de mais uma estrela do nosso cinema erótico, Alba Valéria, e ainda Edson Celulari, Narjara Turetta, Marcelo Picchi, Sonia Regina, Alzira Andrade, Cleston Teixeira, Suzane Carvalho e Rômulo Arantes.

Comentários
Assista ao vídeo