João Carlos Martins |
O maestro João Carlos Martins passa a integrar o time de apresentadores da Rádio Cultura FM (103,3), a partir do dia 14 de setembro, quando estreia um programa que leva seu nome. A atração, que investiga as influências da música clássica na música popular, irá ao ar sempre aos sábados, às 10h. Com uma hora de duração, ele vai explicar o que as orquestras e compositores eruditos contribuíram para a criação dos ritmos populares. A sintonia entre Johann Sebastian Bach e o jazz é a pauta da primeira edição.
Além do maestro, outros importantes nomes ligados à música clássica irão integrar a nova equipe da emissora. A lista inclui nomes como o pesquisador Sergio Casoy, o pianista Marcelo Bratke, o diretor cênico Walter Neiva e também os maestros Roberto Tibiriçá e Jamil Maluf.
Marcelo Bratke |
Neste sábado (7/9) estreia Arquivo Vivo, com o maestro Roberto Tibiriçá. O regente compartilhará com os ouvintes gravações raras e históricas provenientes do seu acervo e dos arquivos da Fundação Padre Anchieta. “Vamos ouvir registros dos nossos grandes artistas e da grande música erudita brasileira”, explica. Será apresentado aos sábados, às 9h.
Outra novidade é o programa Alma Brasileira, comandado por Marcelo Bratke. O pianista vai explorar as fontes de inspiração de Villa-Lobos. Uma das questões em debate, por exemplo, será a análise de Villa-Lobos como compositor erudito com alma popular ou como compositor popular com espírito erudito. Para Bratke, ele foi um personagem que ajudou a criar uma nova fisionomia para a música e para a cultura do Brasil. Estreia dia 8 de setembro (domingo), às 11h.
O pesquisador Sergio Casoy apresentará o programa diário Bravo, no ar de segunda a sexta, que terá o universo artístico da ópera como assunto central. Estreia dia 11 de setembro (quarta), às 11h.
Em Seguindo a Ópera, o diretor cênico Walter Neiva dará notícias sobre o gênero musical no Brasil e no mundo. Abrirá espaço também para as novas vozes e os grandes cantores do passado, além de gravações importantes, curiosidades, histórias e lançamentos. Estreia dia 14 de setembro (sábado), às 14h.
Roberto Tibiriça |
O último programa da sequência é Intérprete, com apresentação do maestro Jamil Maluf. A ideia é debater a função do intérprete e explicar seu papel antes e depois da execução do espetáculo. “Vamos conhecer a visão do instrumentista ou do cantor e as dificuldades que ele precisa vencer para levar uma boa obra para o público”, conta. Estreia dia 21 de setembro (sábado), às 15h.
SERVIÇO:
Arquivo Vivo, com Roberto Tibiriçá
Estreia: 7/9
Exibição: aos sábados, às 9h
Alma Brasileira, com Marcelo Bratke
Estreia: 8/9
Exibição: aos domingos, às 11h
Bravo, com Sergio Casoy
Estreia: 11/9
Exibição: de segunda a sexta-feira, às 11h
Seguindo a Ópera, com Walter Neiva
Estreia: 14/9
Exibição: aos sábados, às 14h
João Carlos Martins, com João Carlos Martins
Estreia: 14/9
Exibição: aos sábados, às 10h
Intérprete, com Jamil Maluf
Estreia: 21/9
Exibição: aos sábados, às 15h