Muitos definem a aplicação de ABA para criança autista como “aprendizagem se erro”.
Basicamente, o ABA trabalha no reforço dos comportamentos positivos.
A academia nacional de ciências dos EUA, por exemplo, conclui que o maior nº de estudos bem documentados se utilizou de métodos comportamentais.
Além disso, a Associação para Ciência do Tratamento do Autismo dos Estados Unidos, afirma que a terapia ABA é o único tratamento que possui evidência científica suficiente para ser considerado eficaz no auxilio de tratamento do aspectro autista (TEA)
O que é “Aprendizagem sem erros?” O aprendizado sem erros envolve o alerta precoce e imediato do alvo, de modo que a resposta do aluno esteja correta.
Essas instruções imediatas garantem o sucesso.
Uma vez que o aluno esteja familiarizado com o comportamento algo, a solicitação é sistematicamente diminuída até que o aluno seja capaz de responder corretamente por conta própria.
A metodologia ABA consiste em modificar comportamentos inadequados, substituindo-se por outros funcionais. O foco da mudança baseia-se, principalmente, nos comportamentos sociais, verbal e na extinção da birra.
Uma variedade de procedimentos comportamentais é usada para fortalecer habilidades existentes e modelar aquelas ainda não desenvolvidas.
Isso envolve criar oportunidades para que a criança possa aprender e praticar habilidades por meio de incentivos ou reforços positivos, ou seja, premiá-la e elogiá-la a cada comportamento realizado de forma adequada.
Diferentes estudos mostraram que cerca de 70% das crianças do Transtorno do Espectro Autista que passaram pela Terapia ABA de modo intensivo, conseguiram atingir uma melhora considerável, chegando muitas vezes a ter seu diagnóstico médico revisto.
O plano de saúde cobre o tratamento? SIM
Mesmo não contando expressamente no Rol de Procedimento da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, a operadora de saúde não pode restringir o tratamento de paciente quanto há indicação médica expressa.
O plano de saúde se recusou a cobrir o tratamento sobre o argumento de que não está previsto no rol da ANS, o que fazer?
A Ausência de previsão de determinada modalidade de tratamento no rol da ANS não é causa impeditiva para cobertura por plano de saúde, já o médico é o responsável pela prescrição da melhor e mais atualizada terapêutica para o paciente. Caso o plano de saúde venha a negar sua terapia, consulte um advogado ele vai saber orienta-lo sobre seus direitos.
O Paciente tem direito ao tratamento mesmo com a negativa do Plano de Saúde? SIM
Mesmo que o plano de saúde negue o tratamento o paciente tem direito, terá que apenas entrar com uma ação judicial para fazer valer seus direito.
Quanto tempo demora para conseguir o tratamento mediante Ação Judicial?
Nesse tipo de ação entramos com um pedido de tutela de urgência, para que o seja analisado o mais breve possível.
Esse pedido é avaliado pelo juiz logo nos primeiros dias após o ajuizamento da ação e, sendo reconhecido a urgência e a demonstração convincente do direito ao tratamento, o juiz determina que a operadora de saúde disponibilize, imediatamente, a cobertura para o tratamento pleiteado.
A ação judicial seguirá as demais etapas processuais após o deferimento da liminar, mas o principal objetivo da ação, que é o inicio do tratamento, estará assegurado desde o deferimento da liminar.
Para maiores esclarecimentos procure sempre um advogado capacitado a atende-lo e dar melhores esclarecimentos.