Colaboradores - Ruvin Singal

Espetáculo Van Gogh por Gauguin

28 de Maio de 2019

Relação complexa entre Van Gogh e Gauguin aparece de forma poética em ficção de Thelma Guedes com direção de Roberto Lage. O Cartão de Visita News esteve presente, através de Ruvin Singal, à peça VAN GOGH POR GAUGUIN  e saiu maravilhado com tudo que viu.

Texto belíssimo de Telma Guedes, com direção e esplêndida de Roberto Lage.

 

O embate dos dois atores em cena nos remete a um universo de fantasia ou realidade, que fica a critério do espectador.

Recomendamos, imperdível essa montagem protagonizada por Alex Morenno e Augusto Zacchi que está no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

De outubro a dezembro de 1888, na pequena Arles, na França, dá-se um encontro explosivo entre aqueles que viriam a ser considerados, futuramente, como dois dos maiores artistas da história da humanidade: o holandês Vincent Van Gogh (1853-1890) e o francês Paul Gauguin (1848-1903).

 Escrito por Thelma Guedes para o diretor Roberto Lage, o espetáculo Van Gogh por Gauguin é uma ficção na qual Gauguin, em um agonizante delírio, vive sob o peso de sua responsabilidade em relação ao final de vida trágico do amigo Vincent. A peça personifica de forma poética, simbólica e onírica os conflitos e a admiração incondicional entre os pintores.

 Como não se trata de um espetáculo biográfico, mas de um encontro ficcional entre os artistas - vividos por Alex Morenno e Augusto Zacchi, respectivamente -, a direção priorizou o trabalho de interpretação para criar um universo cênico que remeta aos padrões cromáticos dos dois pintores, levando o espectador a refletir sobre o que levou essa grande amizade a um trágico fim. Tendo como apoio a pesquisa biográfica que traz à luz, sobretudo, os pensamentos artísticos divergentes de ambos, a peça privilegia questões humanas com a força de seu alcance na vida dos criadores.

 Em um febril período de apenas dois meses, em que eles dividem a pequena Casa Amarela, em Arles, na isolada região rural francesa, vivendo e pintando juntos, as profundas diferenças de temperamento e de visão artística provocam embates, muitas vezes violentos, culminando no famoso e terrível desfecho no qual, após uma forte discussão, Paul decide partir de volta a Paris e Vincent reage, intempestivamente, decepando a própria orelha.

 Em 1890, o atormentado Van Gogh tenta suicídio com um tiro na barriga, que o levaria à morte no dia seguinte. Gauguin, por sua vez, em 1891, depois de uma bem sucedida exposição, realiza o sonho de ir morar no Taiti. Lá, produz vigorosamente até que, abatido por uma sífilis não diagnosticada, vai sendo excluído da sociedade e abandonado pelos seus. É sobre esse episódio mal sucedido que se pauta o espetáculo Van Gogh por Gauguin. “A intenção é trazer para cena um Van Gogh espectral, fruto do inconsciente delirante de Gauguin que, sofrendo com as consequências da sífilis, acredita estar morrendo”, comenta o diretor Roberto Lage.

 Ficha técnica

 Texto: Thelma Guedes.

Direção: Roberto Lage.

Assistência de direção: Joanah Rosa.

Elenco: Alex Morenno e Augusto Zacchi.

Cenografia e figurino: Paula De Paoli.

Iluminação: Kleber Montanheiro.

Trilha sonora: Aline Meyer. Projeto gráfico: Paula De Paoli.

Fotos e vídeos: Leekyung Kim.

Produção executiva: Regilson Feliciano.

Operação de luz: Rodrigo Oliveira.

Operação de som: Anderson Franco.

Direção de produção e administração: Maurício Inafre.

Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação.

Realização: Roberto Lage Produções Artísticas.

Serviço

Espetáculo: Van Gogh por Gauguin

Até 03/06 – Sábado 18h30, Domingo 19h e Segunda 20h.

Ingressos: R$ 50,00 (meia entrada: R$ 25,00)

Gênero: Drama. Duração: 75 minutos. Classificação: 14 anos.

 Teatro Sérgio Cardoso

Sala Paschoal Carlos Magno (144 lugares)

Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. São Paulo/SP.

Tel: (11) 5061-1132

www.teatrosergiocardoso.org.br

 

Comentários
Assista ao vídeo