Viver - Saúde

II Fórum ABRAIDI – Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde

30 de Abril de 2019

Por Patricia Fernandes

Aconteceu no dia 25 de abril o II Forúm ABRAIDI no Centro de Convenções do Hotel Maksoud Plaza em São Paulo.

O diretor-executivo Bruno Bezerra fez a abertura do II Fórum ABRAIDI, apresentando uma breve prestação de contas do que foi realizada e as conquistas da Associação ao longo do ano passado, como a redução de prazos para a liberação de cargas em PAFs, discussão da retenção de faturamento com o governo e agências reguladoras, manutenção da redução da alíquota de importação de produtos na Camex, discussão mais ampla em relação ao reprocessamento de produtos para trauma na Anvisa, a isenção de rodízio, em São Paulo, para veículos do distribuidor que trabalha na cidade, entre outros. O diretor-executivo contou ainda dos programas promovidos, como o Compliance em Ação, os eventos internacionais em que a Associação participou e as ações para 2019.

 

O presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha, lançou a 2ª edição do estudo “O Ciclo de Fornecimento de Produtos para Saúde no Brasil”, com dados inéditos, durante o II Fórum ABRAIDI, realizado no Maksoud Plaza, em São Paulo. Sérgio Rocha revelou que, nos últimos cincos anos, os DMIs diminuíram de preços, diferentemente de como o mercado sempre pensou. “Não é verdade que praticamos no Brasil os maiores preços do mundo em DMIs e hoje finalmente desmistificamos o assunto com informações em uma dezena de países”, afirmou durante a palestra. O presidente da ABRAIDI ainda trouxe números atualizados sobre a retenção de faturamento, glosas previamente autorizadas e inadimplência. Rocha também abordou o impacto para o associado de uma não renovação do convênio do ICMS 01/99.

O primeiro painel do II Fórum ABRAIDI, realizado em São Paulo, debateu a contratualização: o futuro do setor saúde e foi moderado pelo presidente Sérgio Rocha. O diretor adjunto de Desenvolvimento Setorial da ANS, Daniel Meirelles, elogiou o lançamento da 2ª edição do estudo “O Ciclo de Fornecimento de Produtos para Saúde no Brasil” e os robustos dados apresentados. “Os números contidos na pesquisa desmistificam inúmeros comentários feitos pelo setor”, afirmou. O diretor executivo da Fenasaude, José Cechin, foi o outro conferencista e ressaltou que “a glosa é um instrumento necessário já que as operadoras administram recursos de terceiros com uma gestão que precisa ser eficiente, com devidas correções e acertos contratuais para diminuir esse conflito que causa muito ruído”.

O diretor adjunto de Desenvolvimento Setorial da ANS, Daniel Meirelles, durante conferência no II Fórum ABRAIDI, anunciou que a Agência criou a Câmara Técnica de Contratualização e Relacionamento com Prestadores – CATEC para revisar marcos regulatórios e fazer aprimoramentos. Participam da CATEC representantes da ANS, do Ministério Público, da Câmara de Medicamentos, das associações médica, de odontologia, enfermagem e fisioterapia, da Federação dos Hospitais, da CNS, da ANAHP, da ABRAMED, das Santas Casas, da Fenasaude, CADE, entre outros. O presidente da ABRAIDI reivindicou a participação da Associação na CATEC. “É possível e levarei a demanda para a Agência”, afirmou o diretor da ANS.

O vice-presidente do Instituto Coalizão Saúde e ex-secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Giovanni Guido Cerri, promoveu a palestra “A crise na saúde, caminhos possíveis e propostas”, durante o II Fórum ABRAIDI. “A crise de financiamento da saúde que, antes só existia no setor público, agora se instaurou no privado também. O desafio adicional é o envelhecimento da nossa população que irá triplicar até 2.030 e a sustentabilidade de todo o sistema.

O deputado federal do PP/RS, Pedro Westphalen, integrante da Comissão de Seguridade Social da Câmara, encerrou o II Fórum dizendo que “o Brasil precisa de transformações, em áreas essenciais como a previdenciária, tributária e política. As empresas (distribuidoras, importadoras, nacionais) necessitam de previsibilidade e nós não temos isso hoje”. O parlamentar destacou as dificuldades pelas quais o país passa, mas “é necessário recuperar a confiança que perdemos. Nós precisamos fazer com que os nossos filhos não deixem o país”.

Luis Artur Nogueira, Economista e colunista da Revista IstoÉ Dinheiro e Portal IG, foi um dos  Painelista que expôs de maneira brilhante o atual cenário político do Brasil.

O II Forúm ABRAIDI foi um sucesso e em breve estaremos anunciando o próximo!

Fonte: José Luchetti

Comentários
Assista ao vídeo