A Toyota anunciou, na última quarta-feira (28), novas metas para o desenvolvimento da tecnologia híbrida da marca, durante evento mundial sobre híbridos, realizado na cidade de Ypsilanti (EUA). Entre os principais desafios apresentados pela marca estão a nova geração do Prius e de sua tecnologia híbrida, aumento da participação de modelos híbridos ao redor do mundo, crescimento das vendas de híbridos no mercado norte-americano e implantação de carros movidos a células de hidrogênio.
Além de contribuir com o meio ambiente, a nova Era da Toyota no mercado de híbridos tem como objetivo favorecer o consumidor que se preocupa também com economia de gasolina e recursos financeiros.
O primeiro veículo a passar por essas mudanças será o Prius, com objetivo de manter a liderança no mercado de híbridos.
“A próxima geração do Prius marcará uma evolução da tecnologia híbrida que existe hoje, apresentando uma melhora significativa em performance e eficiência, além de ampliar a gama de modelos Toyota e Lexus que utilizam o sistema híbrido”, afirmou Satoshi Ogiso, diretor superintendente da Toyota Motor Corporation, durante encontro global de híbridos, nos Estados Unidos.
O próximo Prius contará com baterias melhoradas, com maior densidade de energia. A Toyota, que é líder em tecnologia avançada de bateria para automóveis híbridos, tem intensificado suas pesquisas para produzir fontes de energia de hidreto de níquel-metálico e íon-lítio, para usá-las em seu projeto de aumentar a “eletrificação” do automóvel.
O novo modelo ainda terá motor elétrico menor do que o atual. Além disso, o rendimento térmico do motor a gasolina no Prius, que é de 38,5%, irá ultrapassar 40% na próxima geração, tornando-se o mais eficiente do mundo.
“Ao longo de suas três gerações, cada modelo do Prius apresentou uma melhora de aproximadamente 10% em eficiência. O desafio de continuar melhorando nesse ritmo, batendo nosso próprio recorde, torna o projeto ainda mais difícil e desafiador. Estamos muito motivados para superar essa marca”, completou Ogiso.
Com relação ao design, o novo Prius terá o “Toyota New Global Architecture” (Nova Arquitetura Global da Toyota, em tradução livre para o português), com centro de gravidade mais baixo e mais rígido, que irá contribuir para melhor dinâmica de condução. Além disso, a nova aerodinâmica permitirá um visual exterior diferente e mais espaço interno.
Em paralelo ao desenvolvimento do novo Prius, a Toyota também trabalha em prol de avanços para a versão Plug-in do híbrido. Considerando algumas observações de proprietários deste modelo, a montadora está analisando a possibilidade de criar uma geração com maior autonomia elétrica e possibilidade de carregamento sem fio.
Até o final de 2015 a Toyota planeja lançar 15 novos veículos híbridos, com novas motorizações que permitam maior economia de combustível, mais leves e de menor custo.
Além da tecnologia híbrida, a Toyota tem evoluído suas pesquisas para produzir, em escala comercial, o primeiro veículo movido a células de hidrogênio. O modelo será um sedã médio e terá seu conceito revelado no Salão do Automóvel de Tóquio, no fim deste ano.
O combustível de célula de hidrogênio utiliza o núcleo da tecnologia híbrida da Toyota e representa a estratégia de mobilidade da marca para o futuro.
Mercado
A Toyota já vendeu mais de 5 milhões de modelos híbridos (incluindo Lexus) em todo o mundo . O efeito ambiental desse número impactou em uma redução de 34 milhões de toneladas de C02, equivalentes a 4,8 milhões de veículos fora de circulação.
No mercado norte-americano, por exemplo, a Toyota é responsável por mais de 60% das vendas de híbridos.
“Nos últimos cinco anos, o percentual de vendas de híbridos da Toyota cresceu de 10 para 16% do nosso total de vendas. Até 2016 esperamos que 5 milhões de híbridos da Toyota tenham sido vendidos nos Estados Unidos. Esse número resultará em uma economia de 3 bilhões de litros de gasolina”, afirma Bob Carter, vice-presidente da Toyota Motor Sales (filial norte-americana da companhia).
No Brasil, a Toyota lançou o Prius em janeiro de 2013, inaugurando, assim, sua gama de modelos híbridos no País. Desde seu lançamento, cerca de 260 unidades foram vendidas, o que mostra o interesse dos brasileiros por carros ecologicamente corretos.