Viver - Saúde

Saiba mais sobre os famosos dentes do siso

28 de Janeiro de 2019

Recentemente, o apresentador do Balanço Geral SP Interior, Rodrigo Pagliani, precisou retirar os famosos dentes do siso. Como um deles estava dentro da estrutura óssea, o que é definido como dente incluso (preso) e impactado, e pode gerar no futuro alguns problemas, foi necessário fazer a sua remoção, com isso, o apresentador da Record TV precisou passar por um procedimento cirúrgico. 

Apresentador Rodrigo Pagliani
 

Como esses dentes geram muitas dúvidas na população, o portal Cartão de Visita/R7 foi entrevistar o dentista Pedro João Hauy, especialista no assunto, e que irá explicar melhor sobre esses famosos dente do siso, conhecido como o terceiro molar permanente, popularmente conhecido como dente do juízo, devido o mesmo surgir na fase em que o ser humano passa para a vida adulta, entre 16 e aproximadamente 22 anos. Normalmente, são quatro os sisos.

C V - Dente do siso: é importante extraí-lo?

Dr. Hauy - em algumas situações sim.  Quando durante o seu nascimento, ocorre a falta de espaço. O que gera inflamação, dor, ou lesões em estruturas e dentes próximos. Existem estudos que indicam que esses dentes, devido ao seu mal posicionamento, podem atrapalhar o alinhamento da arcada dentária.

C V - a não extração, causa maior risco de gengivite e cáries?

Dr. Hauy - ocorre com frequência o nascimento parcial do siso, somente um pedaço do dente fora da gengiva, devido a impactação do dente. Desta forma cria-se uma condição muito ruim para sua higienização, provocando com o tempo cáries e inflamações da gengiva. Por isto a opção pela remoção.

C V - Outros dentes podem ser afetados com o nascimento do dente do siso?

Dr. Hauy - sim, quando mal posicionados. O seu dentista através de avaliação clínica e exames radiográficos, pode constatar a presença de cáries e reabsorções de raízes (destruição), muitas vezes mesmo sem o paciente sentir dor.

C V - a extração do siso deve ser fracionada ou podemos retirá-los em um único dia? O que é aconselhável?

Dr. Hauy - em nossa Clínica, na grande maioria dos casos extraímos todos os sisos de uma só vez. Tendo em vista que o pós-operatório demanda repouso, uso de medicações, dieta especial, afastamento de atividades física e do trabalho.

Em algumas situações onde se prevê um maior grau de dificuldade e um tempo maior para a sua remoção podemos optar pela extração fracionada.

C V - todo mundo tem os quatro sisos?

Dr. Hauy - não. A ausência de um ou todos estes dentes tem sido observado numa parcela da população, estando relacionado a fatores genéticos e até mesmo sendo explicado pela evolução da raça humana, que em outros tempos necessitava destes dentes para mastigação de alimentos mais duros.

C V - existe uma explicação técnica para o não nascimento dos sisos?

Dr. Hauy - basicamente a falta de espaço para a sua acomodação. Como ele é último elemento a se encaixar no arco dentário, tem que entrar no espaço que sobrou para ele, o que nem sempre é possível.

C V - a retirada do siso é melhor antes de ele nascer ou é melhor aguardar o surgimento dele?

Dr. Hauy - a decisão para sua remoção dependerá de uma avalição criteriosa através de exames clínicos e radiográficos. Detectado a falta de espaço e a condição desfavorável para o seu nascimento, a extração já pode ser realizada. Existe um consenso na Odontologia que a extração precoce destes dentes é menos traumática.

Sobre Dr. Pedro João Hauy

Graduado pela Faculdade de Odontologia de Lins, pratica estética dentária, reabilitação oral e cirurgia oral. É especialista em implantes pela UNIARARAS. Atualmente, é diretor cientifico da APCD - Associação Paulista de Cirurgiões Dentista da cidade de Matão-SP.

Comentários
Assista ao vídeo