Viver - Saúde

Excesso de conservantes em produtos de beleza pode causar danos à saúde

23 de Novembro de 2018

O cosmético certo faz a diferença. Por isso cuidado na hora de escolher o seu produto. Compostos químicos associados ao uso de produtos de cuidado pessoal e plásticos foram encontrados em concentrações elevadas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do País.

Iniciada em 2016 e realizada em parceria com pesquisadores do Departamento de Saúde do Estado de Nova York, uma pesquisa apontou que a maioria dos desreguladores relacionados ao uso de cosméticos e produtos de cuidado pessoal foram encontrados em maior concentração em meninas.

Esta diferença chegou ao dobro em algumas substâncias – como o triclosan (presente em desodorantes e sabonetes antibacterianos), alguns parabenos (conservantes) e alguns benzofenonas (utilizados principalmente na formulação de esmaltes e presentes em protetores solares, produtos de maquiagem e produtos de cabelo).

Douglas Alan, cosmetólogo, da Galant, explica que esse tema é abordado com frequência e existe alto grau de vigilância na Europa e nos EUA. “Nós da Galant sugerimos que as marcas busquem alternativas aos conservantes como o triclosan e parabenos diversos. Cosméticos são veículos de nutrição, hidratação e tratamento da pele e do couro cabeludo. Conservantes nocivos são extremamente prejudiciais ao médio e longo prazo de consumo”.

“Produtos de maquiagem, esmaltes, etc. utilizam boa quantidade de conservantes em sua produção. Com isso, o público feminino acaba sendo mais suscetível a essas toxinas, pois atacam o sistema reprodutor e endócrino”, conclui Douglas.

Cosmético não deixa de ser um alimento, uma forma de nutrição do maior órgão que temos, a pele. Portanto, o conceito da Galant é o bem-estar de uma forma geral, porque os cosméticos estão associados a saúde da pele, cabelo e não deixam de ser nutrientes que vão ativar o organismo das pessoas. “Por isso optar por produtos com conceito mais natural é uma forma de “consumir” menos aditivos. Está tudo interligado: cosmético + organismo + saúde + beleza”, conclui Douglas.

Sobre a Galant

A empresa especializada em consultoria cosmética Galant desenvolve projetos sob medida para produtos e marcas. São realizados estudos e pesquisas no setor para trazer novas tendências e informações à sociedade e ao consumidor de modo geral. Entre as marcas que tiveram produtos criados pela empresa está a linha capilar para salão Ana Hickmann, shampoo e máscara capilar da marca Orgânica, entre outros.

Sobre o cosmetólogo Douglas Alan

Douglas Alan, administrador formado pela FGV-SP com Master Business Administration (ESPM) em Marketing, especialização em Cosmetologia e estudos de pós-graduação em Mercadologia, Ciência Cosmética e Inovação, especialista em BPC (Beauty and Personal Care) desde 2005 desenvolve produtos, marcas e conceitos no setor.

Comentários
Assista ao vídeo