Colunistas - Godi Júnior

Neymar é o jogador mais POP na internet

16 de Maio de 2018

Com o anúncio da escalação da seleção brasileira para o próximo campeonato mundial que acontece em julho, a SEMrush, líder global de marketing digital, correu para mapear as redes sociais dos jogadores convocados e entender se, na internet, eles reproduzem o mesmo desempenho que têm em campo.

Sendo o jogador brasileiro mais famoso da atualidade, Neymar ganha disparado em número de seguidores, com um total de mais de 100 milhões de pessoas que acompanham tudo o que ele posta nas redes. Disputadíssimo entre os clubes europeus, o namorado de Bruna Marquezine pode voltar a fazer seus dribles na Espanha, com uma possível ida ao Real Madrid. O jogador também se mantém bem ativo em seus perfis oficiais, tendo somado 39 publicações desde o último mês, com engajamento de quase 2 milhões, somando a quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos sobre a vida do astro de 26 anos. Os posts com mais engajamento de Neymar no último mês mostram o jogador em campo, orgulhoso do novo uniforme do PSG, malhando pesado na academia e em um evento social, "na estica".

Gabriel Jesus, de somente 21 anos, é novato na seleção, mas não na internet. O paulistano que atualmente joga pelo Manchester City compartilhou seus momentos e pensamentos nas redes 51 vezes no último mês, ganhando de Neymar na correria "dentro de campo", mas perdendo em fama - com apenas 1,4 milhão em audiência, embora convença seu público quase tão bem quanto o artilheiro, apresentando engajamento de 1,1 milhão, ficando logo atrás de Neymar. Seus três posts com maior índice de engajamento mostram que o rapaz é devoto a Deus e grato à sua mãe, grande responsável por ele ter alcançado o status que tem hoje em dia.

Em terceiro lugar em engajamento, destaca-se Casemiro com 539 mil em engajamento. Defendendo atualmente o Real Madrid, o joseense teve 34 posts no último mês e conta com 5,5 milhões de fãs nas redes sociais.

Voltando ao número total de seguidores, Marcelo, que joga pelo Real Madrid, é o segundo colocado em popularidade, com quase 30 milhões de fãs ligados em tudo o que ele posta. Em último lugar no quesito popularidade vem Fred, que embora tenha apenas cerca de 16 mil seguidores, é um cara esforçado e o terceiro no ranking em número de postagens, o que revela que ele gosta de manter seu público atualizado.

Eles não estão nem aí
Cássio e Thiago Silva, com 159 mil e 259 mil seguidores, foram os menos preocupados em atualizar as redes no último mês, deixando seus cerca de 500 mil seguidores sem nenhum postzinho sequer. Quem sabe agora, com o boom da convocação, eles passem a dar mais satisfação para seus seguidores.

Confira abaixo o top 10 dos jogadores em cada quesito analisado pela SEMrush:

Audiência (Seguidores)
1°: Neymar — 100.221.873
2°: Marcelo — 29.939.648
3°: Willian — 9.338.328
4°: Casemiro — 5.552.658
5°: Filipe Luís — 3.685.241
6°: Philippe Coutinho — 3.458.503
7°: Paulinho — 3.141.168
8°: Fernandinho — 2.229.279
9°: Gabriel Jesus — 1.451.271
10°: Douglas Costa — 1.148.368

Atividade (Frequência de publicações)
1°: Gabriel Jesus — 51
2°: Neymar — 39
3°: Fred — 38
4°: Casemiro — 34
5°: Marcelo — 33
6°: Marquinhos — 33
7°: Fernandinho — 33
8°: Willian — 18
9°: Danilo — 16
10°: Filipe Luís — 15

Engajamento (Curtidas, Comentários e Compartilhamentos)
1°: Neymar — 1.989.290
2°: Gabriel Jesus — 1.146.709
3°: Casemiro — 539.869
4°: Marcelo — 460.187
5°: Roberto Firmino — 213.042
6°: Willian — 102.465
7°: Douglas Costa — 69.291
8°: Fernandinho — 62.271
9°: Marquinhos — 41.172
10°: Danilo — 36.564

Sobre a SEMrush
A SEMrush é um software de busca competitiva e business intelligence que entrega dados e análises de buscas pagas e orgânicas, social media e link-building mundialmente. Com um poderoso conjunto de ferramentas de análise competitiva, a SEMrush oferece o que é necessário para auxiliar as empresas a otimizarem sua presença online, como por exemplo, ferramentas de auditoria de sites, monitoramento de marca e conteúdo. Os principais clientes da SEMrush são agências de digital marketing e websites de e-commerce. Entre os clientes estão Amazon, Disney, EBay, Booking.com, HP, SalesForce, Groupon, Kickante, FedEx, e outros.

Comentários
Assista ao vídeo