Viver - Saúde

Tratamentos alternativos podem ser informação falsa

13 de Abril de 2018

Os tratamentos alternativos de cuidado da saúde têm se multiplicado e chegam ao nosso conhecimento por todo os lados, porém, poucos tem embasamento científico ou eficiência comprovada.

Uma mensagem divulgada nas redes sociais, por exemplo, alega que a ingestão de suco de limão com bicabornato de sódio é mais eficiente no combate ao câncer do que a quimioterapia. Porém, ficou comprovado por diferentes profissionais da saúde que essa era uma notícia falsa, que usava inclusive da notoriedade de um instituto norte-americano sem o conhecimento do mesmo.

A postura da Organização Mundial de Saúde frente a utilização de tratamentos alternativos é a de orientar no sentido de ter cautela, devido ao fato de existirem muitos terapeutas despreparados seguindo teorias relacionadas a crenças, além de pessoas inescrupulosas que se valem da boa-fé e falta de informação para ludibriar ou obter benefícios próprios.

Consultar um nutricionista, ou algum médico especializado, é fundamental antes de adotar qualquer tipo de tratamento. O consumo do suco do limão, por exemplo, é um habito que tem se disseminado e que conta com a aprovação dos médicos.

Em 2014, o Domingo Espetacular fez uma matéria completa sobre os mitos e verdades do limão, confira abaixo:

Comentários
Assista ao vídeo