Viver - Saúde

Conheça as plantas que melhoram a saúde dos seres humanos

9 de Abril de 2018

O verão acabou e, em breve, as temperaturas mais baixas estarão de volta. Com isso, os ambientes passam a ficar mais tempo fechados e a troca de oxigênio naturalmente diminui, o que pode contribuir para a propagação de vírus, fungos e bactérias. Mas, você sabia que esse efeito pode ser combatido de forma natural? Sem o auxílio de difusores ou purificadores de ar, algumas plantas fazem o papel de manter o ar sempre limpo, filtram toxinas e ainda promovem noites de sono mais tranquilas. Com o objetivo de ilustrar esses e demais benefícios, a vitrine virtual UmSóLugar desenvolveu um guia para orientá-lo(a) na escolha da espécie ideal para o seu lar.

Mente sã

Existem algumas plantas que provocam uma sensação de bem-estar somente ao serem observadas, como é o caso das orquídeas, que têm um efeito calmante e relaxante para a visão humana, enquanto outras exalam aromas que contribuem para a concentração ou para uma melhor noite de sono. Entretanto, existem espécies que trazem benefícios reais e já comprovados à mente humana, muitas vezes por meio da inalação de seus perfumes.

 

Esse é o caso do alecrim e da lavanda. Em 2015, um experimento realizado por pesquisadores de uma universidade em Newcastle reuniu um grupo de pessoas com o intuito de testar a influência do aroma das plantas em sua memória. Os participantes foram convidados a entrar em 3 quartos, sendo o primeiro dominado pelo cheiro de alecrim, o segundo por lavanda e o último sem perfume qualquer. Cada participante deveria observar os objetos escondidos na sala, realizar uma série de tarefas distrativas e, mais tarde, conseguir se lembrar onde estavam estes objetos. O projeto testou o impacto de diferentes odores na "memória futura" – em outras palavras, o quanto você se “lembra de se lembrar”. Aplicado ao dia a dia, seria, por exemplo, a lembrança de pagar aquela prestação em dia ou a de desejar a alguém um feliz aniversário.

O interessante foi notar que os voluntários na sala com a infusão de alecrim se saíram significativamente melhores que os da sala sem perfume, enquanto os que haviam inalado lavanda tiveram uma diminuição considerável no desempenho. Isso se explica por que a lavanda é tradicionalmente associada à sonolência e à sedação. Como ela, também existem outras plantas que contribuem para o sono apenas com seu aroma natural. Este é o caso do jasmim (conhecido por ser útil contra ansiedade e insônia) e da gardênia (famosa por ajudar na produtividade).

Por último, mas não menos importante, há também a valeriana, cuja raiz tem sido usada como chá ou essência desde a antiguidade, quando o médico e filósofo romano Galeno a prescreveu para combater a insônia, pela primeira vez.

Corpo são

Ainda no ano de 1989 a NASA divulgou um relatório mostrando quais plantas realmente têm um papel ativo em contribuir positivamente para a saúde dos seres humanos. Algumas espécies comprovadamente melhoram a qualidade do ar em ambientes fechados, tornando a respiração mais fácil e saudável. Mas, como? A resposta aqui é bem fácil: só por tê-las no seu quarto!

Isso mesmo, algumas delas, como aloe vera (ou babosa) apresentam o fenômeno da fotossíntese inversa, o que significa que elas liberam oxigênio durante a noite, enquanto simultaneamente absorvem dióxido de carbono. Perfeitas para serem cultivadas dentro do quarto, elas ajudam a refrescar o ambiente com ar sempre fresco e, além disso, também são capazes de absorver substâncias químicas tóxicas, como o metanal, o tricloroetileno e o benzeno, contidas em alguns detergentes ou plásticos em geral.

As espécies lírio da paz e areca-bambu também são muito eficazes quando se trata de tornar seu ambiente mais saudável. Estas plantas podem purificar o ar melhorando sua qualidade em 60%, e a umidade em 5%, enquanto a planta-aranha (que cresce rapidamente e é muito fácil de se cultivar), pode remover até 90% das toxinas do ar em apenas dois dias de absorção. A umidade adicional gerada por essas plantas ajuda a aliviar alergias, contribuindo para a saúde do corpo de forma geral. Para fechar essa relação, há também a hera-inglesa, que, segundo a NASA, é a melhor planta doméstica para purificar o ar, com alta eficácia na absorção de substâncias químicas.

Acesse a versão completa do guia aqui: Os Superpoderes das Plantas.

Comentários
Assista ao vídeo