Durante coletiva de imprensa no Programa Eliana na sede do Google Brasil: A diretora geral da Endemol Brasil, Juliana Algañara;, a apresentadora Eliana; o diretor do Programa Eliana, Ariel Jacobowitz e o diretor de conteúdo do Youtube, Álvaro Paes de Barros – Crédito da foto: Crédito da foto: Lourival Ribeiro/SBT |
Acaba de acontecer na sede da Google Brasil, em São Paulo, coletiva de imprensa da apresentadora Eliana, que ao lado de Ariel Jacobowitz (diretor do Programa Eliana, do SBT) e dos parceiros Juliana Algañaraz (diretora geral da Endemol Brasil) e Álvaro Paes de Barros (diretor de conteúdo do Youtube) anunciaram um projeto inédito do Programa Eliana com o YouTube através da Endemol Brasil. Trata-se da primeira parceria de uma emissora de TV aberta do Brasil com o Youtube.
A apresentadora Eliana também comemora 25 anos de carreira em agosto, 11 deles no SBT. O Programa Eliana celebra 4 anos na tela do SBT e a vice-liderança absoluta nas tardes de domingo.
Além do aniversário, a emissora comemora um projeto transmídia inédito com o YouTube: o formato ”Fenômenos do YouTube”, daEndemol Brasil. Esta é a primeira vez que um programa da TV aberta brasileira utiliza o conteúdo do YouTube em uma ação multiplataforma. O objetivo é unir os telespectadores e internautas para interagirem em um único programa.
O diretor do Programa Eliana, Ariel Jacobowitz, acredita que o quadro deve conquistar novo público, em sua maioria formado por jovens, além de agradar o já existente. "É um orgulho para nós aliar a popularidade do YouTube com o sucesso do Programa Eliana. Esse quadro vai representar a união perfeita da internet com a TV, que é inédita no Brasil”.
Adaptação brasileira do formato "YouTube Secret Talents", o “Fenômenos do YouTube” é capaz de transformar desconhecidos em verdadeiros superstars. Pessoas de qualquer lugar do país podem participar do programa e concorrer ao prêmio de R$ 50 mil. É só fazer o upload de um vídeo completamente inusitado no YouTube e se inscrever.
A competição terá um júri formado por criadores do YouTube e será dividida em 16 etapas, sendo 15 eliminatórias e uma grande final. Para Álvaro Paes de Barros, diretor de conteúdo do YouTube Brasil, "Fenômenos do YouTube" representa todo o potencial da complementariedade entre a TV e a web, somando o alcance do SBT com a expertise da Endemol em projetos de alta popularidade e ao engajamento da comunidade do YouTube. “O fato do brasileiro ser naturalmente apaixonado por vídeo nos permite ser pioneiros neste tipo de iniciativa, ainda inédita na maior parte do mundo", acrescenta.
"YouTube Secret Talents" é um formato original da Endemol Alemanha e alcançou índices impressionantes. Foram mais de 1,9 milhão de views, mais de 3700 inscritos e 5000 novos seguidores no canal. A grande final foi assistida por mais de 600 mil internautas peloYouTube, transmissão ao vivo. A perspectiva é que no Brasil o sucesso se repita dentro do Programa Eliana. “Este é só o começo de uma fase em que televisão e internet andam juntas”, afirma Juliana Algañaraz, diretora geral da Endemol Brasil.
SOBRE O SBT
Em 19 de agosto de 1981, foi inaugurado o Sistema Brasileiro de Televisão. Considerado o canal da família brasileira, o SBT atinge 183 milhões de telespectadores e 53 milhões de lares. Atualmente conta com 108 emissoras em todo país, com 24 horas de programação diversificada; participação de 13,5% em audiência na Grande São Paulo; 13,1 em audiência no Brasil e 18,4% do bolo publicitário do mercado de televisão. O complexo do SBT tem uma área total de 230.000m2, com 74.000m2 de área construída. Conta com oito estúdios, somando uma área de mais de 4.400 m² e uma cidade cenográfica de 6.500 m². O SBT é a segunda emissora do país e é referência em produções infantis e programas de auditório.
Sobre o Programa Eliana
No ar desde 30 de agosto de 2009, o Programa Eliana é leve, divertido e informativo. Eliana apresenta todos os domingos, o programa mais familiar da televisão brasileira, levando entretenimento e lazer para todos os telespectadores, de todas as idades e classes sociais, apostando em atrações de qualidade e inovadoras.
Games, moda, experiências científicas, comportamento, medicina e saúde, reality shows, ecologia, mundo animal, curiosidades, amor e romance, música, viagens, artistas e muita emoção sob comando de Eliana a primeira e única apresentadora nas tardes de domingo, o dia mais disputado da TV brasileira. Seu carisma e competência conquistaram a vice-liderança desde maio/2012.
Programa Eliana nas Redes Sociais
No Youtube, a apresentadora possui expressivos números de exibições. Na página oficial do SBT, por exemplo, Eliana está constantemente entre os dez vídeos mais vistos. Os quadros “Famosos da Internet” e o “Rola ou Enrola” são os que mais geram exibições no YouTube. Na página oficial no SBT, “Famosos da internet” possui, em média, 100 mil exibições por vídeo; “Rola ou Enrola” possui 10 mil exibições, em média, por vídeo. No Twitter, segundo o site Topsy, #Eliana totaliza 109 mil citações, sendo que nos últimos 30 dias obteve 5,3 mil. A página oficial do Programa da Eliana no Twitter totaliza 132,3 mil seguidores. Quadros do Programa Eliana, como Rola ou Enrola e atrações convidadas, aparecem constantemente nos Trending Topics Brasil. No Facebook, a página oficial do Programa Eliana totaliza 331,9 mil fãs e posts têm em média 800 curtidas.