Colaboradores - Valéria Calente

XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira

30 de Novembro de 2017

Por Valéria Calente 

(Fonte: www.conferencia.oab.org.br)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, instituição criada em 1930, e que hoje reúne mais de um milhão de profissionais de Direito em todo o país, realizou a sua XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira entre os dias 27 e 30 de novembro de 2017, em São Paulo.

Na conferência foram debatidos temas vitais ao interesse público, com o propósito de buscar rumos objetivos para a superação dos desafios e reafirmar o espaço reservado à advocacia: a luta para a construção de um país mais justo para todos.

Durante a Conferência, uma atenção especial foi reservada aos jovens advogados e estudantes de Direito: o futuro da advocacia, com a intenção de despertar neles, desde cedo, a vocação para a missão social desta profissão.

Com uma organização ímpar, e ocupando o Pavilhão de Exposições do Anhembi, a conferência garantiu representação às representações regionais da OAB, com estandes que traduziram as referências culturais das diversas regiões.

Assim, os congressistas tiveram o privilégio de conhecer um pouco melhor as particularidades, serviços e dificuldades de cada região.

Cada estande traduziu um pouco de sua cultura, na decoração e nos “amenities” oferecidos, assim, pode-se provar refrigerante de caju, acarajé, torresmo etc.

Ao final do dia a música regional garantiu a integração entre os advogados e um pouco de descontração, após a discussão de tantos temas importantes, sérios e vitais para a construção de uma sociedade mais justa.

O profissional de Direito pôde encontrar serviços importantes de seu universo, com a oportunidade de informa-se, esclarecer dúvidas e até mesmo adquirir, desde certificado digital, previdência privada, livros e ferramentas para gestão de escritórios.

De forma completamente isolada dos estandes, a organização das salas para discussão dos painéis impressionava.

Acervo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inúmeros painéis aconteciam simultaneamente, em um ambiente com iluminação adequada à boa visualização das imagens, ar-condicionado em temperatura agradável, e fone de ouvido para todos os participantes.

Foi criada a Tribuna Livre, que contou com uma sala exclusiva e se desenvolveu em 05 sessões, paralelas aos painéis da Conferência, visando proporcionar a qualquer advogado expor e debater temas independentes, complementares ao tema central da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira.

O Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr Claudio Lamachia, atendeu a todos com deferência e atenção.

Patrícia Fernandes, Claudio Lamachia e Valéria Calente

 

Lamachia em entrevista concedida durante a Conferência, apontou os problemas que têm sido enfrentados pela advocacia nacional, como a falta de juízes e a criação de cursos de tecnólogo em Direito.

Na abertura do evento, com cerca de 20 mil advogados inscritos, criticou os excessos cometidos pela acusação em crimes investigados sob os holofotes da imprensa.

O evento, XXII Conferencia da Advocacia Nacional, certamente um marco na história de reuniões de classe, traduz a firme atuação da Ordem dos Advogados do Brasil, e fortalece os profissionais de Direito.

Comentários
Assista ao vídeo