Inspirada no livro Matilda, do britânico Roald Dahl, o espetáculo foi vencedor do Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro como Melhor Espetáculo para Plateia Infanto-Juvenil-2012
Link para download de fotos
Vídeo com cenas
Lia tem seis anos e sua maior diversão é passar horas na biblioteca, lendo livros e mais livros – para desgosto de seus pais, que ficariam mais felizes se ela visse TV, “como toda boa criança”. Um dia, ela encontra o livro ”Matilda”, que fala sobre uma garota tão incompreendida quanto ela, e decide fazer como sua heroína: enfrentar o autoritarismo da diretora do colégio e o descaso dos pais para encontrar seu próprio final feliz. Mas para isso será preciso superar um obstáculo: diferente da personagem de Roald Dahl, Lia não tem poderesmágicos, e terá de usar a cabeça para resolver seus problemas.
O espetáculo se apresenta no Teatro Arthur Azevedo na Mooca em São Paulo, de 9 de setembro a 1 de outubro – sábados e domingos às 16h. Para assistir, basta doar um livro infantil ou infanto-juvenil não-didático em bom estado.
Produção da Cia do Fubá, A Menina Lia tem dramaturgia e direção de Fernanda Gamae é inspirado em Matilda, de Roald Dahl, mesmo autor de A Fantástica Fábrica de Chocolates. Criado em 2012 após ser aprovado no edital do 16º Cultura Inglesa Festival, o espetáculo foi vencedor do Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro como Melhor Espetáculo para Plateia Infanto-Juvenil-2012.
Com currículo extenso, A Menina Lia já realizou duas temporadas em São Paulo, em 2012 e 2013, e depois passou a circular pelo interior de São Paulo, realizando mais de 150 apresentaçõesem mais de 30 cidades. Agora, o espetáculo retorna à capital em projeto contemplado pela 5 edição do Premio Zé Renato de Teatro,que tem como foco aumentar o interesse das crianças pela literatura através do teatro.
“Pra nós a relação com os livros sempre foi mágica, mas percebemos que hoje as crianças e os livros estão mais afastados” contam os integrantes da Cia do Fubá. “Isso tem a ver com as novas tecnologias, com a dificuldade de acesso aos livros, mas também com uma impressão de que ler é uma coisa chata, um dever de escola.”
“Este projeto quer contribuir pra aproximar as crianças dos livros, mostrando o encantamento que a literatura traz, através da trajetória da Lia no espetáculo, e também arrecadando livros infantis e infanto-juvenis em troca dos ingressos, que serão levados a crianças para quem o acesso ao livro é mais difícil”.
Todos os livros arrecadados nas apresentações serão doados ao Instituto DuGueto, e se tornarão acervo de bibliotecas comunitárias e pontos de leitura em áreas periféricas da cidade. O instituto atua na região de Cidade Tiradentes, extremo leste de São Paulo, mais informações podem ser encontradas em https://www.facebook.com/InstitutoDugueto.
Vale a pena ainda frisar que serão aceitos apenas livros de ficção voltados ao público infantil e infanto-juvenil. Livros para público adulto e livros didáticos não podem ser trocados por ingressos.
A CIA DO FUBÁ foi fundada em 2010, dentro do Núcleo Experimental do SESI-SP, por artistas que já se conheciam da Escola de Comunicações e Artes da USP. É formada por Bruno Gavranic, Fernanda Gama e Leonardo Devitto. O primeiro espetáculo, Que Aconteceu com Vô Quim?, tinha como tema as memórias familiares, estreou em 2011 no Teatro Cacilda Becker, circulando pelos CEUs em 2012 e apresentando-se no SESI Santos em 2013. Segundo espetáculo do grupo, A Menina Lia é inspirado em Matilda, de Roald Dahl, foi produzido para o 16º Cultura Inglesa Festival, venceu o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2012 na categoria Melhor Espetáculo Infanto-juvenil, foi convidado a participar de importantes festivais, como o Festival Paideia de Teatro para a Infância e Juventude 2013 e o Festival de Inverno de Garanhuns 2014, e já realizou mais de 150 apresentações por todo o estado de São Paulo, no Auditório Cultura Inglesa, Teatro Cacilda Becker, Sala Olido, SESCs Interlagos, Osasco, São Caetano, Itaquera, São José dos Campos e Santos, Teatro Alfredo Mesquita, Bibliotecas Públicas Municipais, Virada Cultural Paulista, Espaço Clariô, Viagem Teatral SESI 2013 e 2014, passando por dez cidades, Circuito Cultural Paulista, Festival de Teatro Infantil Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, Festival de Teatro Infantil de Registro, Circuito SP de Cultura, além de circulação pelos CEUs da cidade de São Paulo e do Circuito SESI de Arte Educação, com apresentações em 18 cidades. Poetinha Camará, terceiro trabalho do grupo, parte da vida e obra de Vinícius de Moraes. Estreou em outubro de 2015 no Sesc Santo Amaro, seguindo depois por Sesc Santos, Presidente Prudente, Jundiaí, Itaquera, e Virada Cultural Paulista nas cidades de Botucatu e Assis em maio de 2016. Space Invaders, atualmente em fase de produção, é o primeiro trabalho do grupo voltado ao público adolescente. Tem texto de Fernanda Gama, escrito com o apoio do PROAC 2015 – Criação de Dramaturgia, e estreia prevista para outubro de 2017, com o apoio do edital PROAC 2016 – Produção de espetáculos infanto-juvenis.
FICHA TÉCNICA – A MENINA LIA
Dramaturgia e direção: Fernanda Gama
Elenco:
Bruno Gavranic (Sra Leonino)
Fernanda Gama (Lia)
Leonardo Devitto (Sr Lamas/Régis)
Paula Bega (Sra Lamas/Professora Mel/Amanda)
Cenário e Figurinos: Antonio Vanfill
Adereços: Victor Merseguel
Iluminação: Luciano Ferreira Alves
Trilha Sonora: Fernanda Gama
Cenotécnica e Operação de Som: Jimmy Wong
Designer Gráfico: Uibirá Barelli
Fotografia: Leekyung Kim
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio
Mídias Digitais: Elemento Cultural
Produção e Administração: Núcleo Corpo Rastreado
Realização: Cia do Fubá
SERVIÇO
Duração do espetáculo: 70 minutos
Recomendação etária: entre 06 e 12 anos
Ingressos: um livro infantil ou infanto-juvenil não-didático em bom estado
De 9 de setembro a 1 de outubro no Teatro Arthur Azevedo
Sábados e domingos, às 16h
Av Paes de Barros, 955
Capacidade | 340 lugares
Telefone 11 2605-8007