A Markestrat e a Uni.Business Estratégia, duas das principais organizações brasileiras voltadas para projetos e pesquisas em marketing e estratégia para o agronegócio, se uniram para fundar uma nova companhia, a Markestrat Uni.Business, que pretende ser um centro de referência para a implementação de projetos para o agronegócio.
Com características comuns, tanto a Markestrat como a Uni.Business foram embrionadas de um grupo de pesquisa aplicada da Universidade de São Paulo (USP), o que as a caracteriza por ter uma cultura de soluções de conteúdo denso.
O crescimento e o desenvolvimento de ambas as fez buscar um caráter executivo fundamental, presente em soluções para empresas dos setores de insumos para agricultura e pecuária, energia, biomassa e alimentos, tanto no Brasil como no exterior.
“Quando duas organizações com a mesma gênese, a mesma formação, decidem se unir, esta fusão é imediata. Inexiste um processo complexo de transição”, pontua Marcos Fava Neves, que é professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP), coordenador científico e fundador da Markestrat e atualmente membro do conselho das duas companhias.
Reunir competências e expertises em gestão e estratégia para enfrentar o novo cenário globalizado do agronegócio mundial foi o que motivou a união. “A Markestrat sempre foi mais focada em marketing e gestão. Já a Uni.Business tem mais atuação na estratégia em organizações. Será uma complementação de competências”, avalia Fabio Matuoka Mizumoto, um dos fundadores da Uni.Business.
A nova organização terá como foco atuar junto a empresas nacionais e multinacionais, além de associações e governos, com a oferta de soluções avançadas nas suas competências de marketing e estratégia, por meio de projetos aplicados, pesquisas de mercado e análises de cadeias produtivas e programas customizados de capacitação executiva.
“Essa sinergia e ampliação das nossas soluções e competências será possível uma vez que já iniciaremos a operação da nova empresa com o quadro de 10 doutores, formados pelas melhores escolas de negócios do Brasil e exterior, além de 45 especialistas nas áreas de competência da nova empresa. Teremos um posicionamento orientado para soluções customizadas, explorando também nossa rede de relacionamento global, histórico de projetos e uma larga experiência executiva junto ao setor empresarial”, complementa Matheus Alberto Cônsoli, sócio da Markestrat.
Crescimento – Com a fusão, a Markestrat Uni.Business traça uma expectativa ambiciosa para os próximos dois anos, objetivando aumentar em 50% o volume de projetos desenvolvidos para organizações nacionais e internacionais.
Desde que surgiram, em 2004, as duas empresas já desenvolveram em torno de 400 projetos, incluindo atividades de planejamento e execução das soluções oferecidas, pesquisas de mercado e programas de capacitação.
“Vamos fornecer soluções de melhor valor, orientada para resolução problemas e agregação de valor aos nossos clientes, aproveitando a mão-de-obra qualificada e o potencial competitivo que o Brasil oferece. As organizações globais precisam de gente para executar projetos e os custos brasileiros são inferiores aos de organizações da Europa, Japão e Estados Unidos, por exemplo”, avalia Fava Neves.
Para o coordenador, a competitividade das equipes de projeto brasileiras têm crescido em função deste cenário, pois os profissionais locais estão internacionalizados hoje e entendem as diferenças orçamentárias das empresas globais que prezam serviços de alto valor, custos competitivos e operações eficientes.