e faz temporada no Centro Compartilhado de Criação, Oficina Oswald de Andrade e Armazém XIX
Luiza é a personagem que conduz a obra, trazendo consigo as marcas de um abraço não dado. A partir deste "não feito emocional", o espetáculo expõe frustrações e desistências como atos a serem comemorados. Em cena as atrizesDaniela Schitini e Elaine Belmonte, a acordeonista Camila Borges e a chefe de cozinha Simone Borsolari dividem o palco criando um ambiente permeado por cheiros, memórias e sensações. A comida preparada e servida durante o espetáculo torna-se também dramaturgia e é um dos elementos explorados pela diretora-coreógrafa Vann Porathque busca em seus processos composicionais a integração entre diferentes linguagens.
?
A ?
estreia é dia 19 de julho no Centro Compartilhado de Criação. Na sequência, o espetáculo se apresenta na Oficina Cultural Oswald de Andrade e Armazém XIX.
O texto foi construído durante o processo de ensaio. Para tanto, as artistas idealizadoras do projeto, Elaine Belmonte e Vann Porath, optaram pela dramaturgia do movimento como estratégia poética que vislumbra a não hierarquização dos elementos cênicos, possibilitando o uso de diversas linguagens em uma única obra. Assim, o processo foi tecido. Um artista dando apoio ao outro. Uma dramaturgia que nasce sob muitos olhares.
A peça tem três diferentes momentos gastronômicos. Em um deles a atriz Daniela Schitini, distribui chá para a plateia. Algumas cenas depois, ela conta uma história onde a personagem comprou inúmeras caixas de chá para um encontro que nunca aconteceu e, até hoje toma chá vencido daquele dia e, também, distribui para seus convidados.
O chá distribuído para a plateia, feito de uma planta chamada clitoria, vai mudando de cor de acordo com a temperatura. Em outro momento, um jantar é servido ao público. Apenas nove pessoas comerão. O restante da plateia sairá de lá com mais um não feito realizado.
? ?
O espetáculo foi contemplado pelo Edital PROAC Artes Integradas - 2016 e é uma criação do Ana Núcleo Artístico, fundado em 2009 pelas artistas Elaine Belmonte e Vann Porath.
Sinopse
Eram só alguns passos, bastava andar um pouquinho. Luiza não andou. Em seus joelhos dois hematomas e mais uma história se perdia. Ela não foi até a varanda, não falou com ele, nem se despediu.
O que você não fez mas ainda pode fazer? O que você teve a sorte de não fazer? E se hoje fosse um dia para comemorar tudo aquilo que você não fez? O espetáculo Aniversário das Coisas Não Feitas é nas palavras da atriz Isabel Teixeira "uma comemoração em fragmentos" que mescla memórias pessoais, histórias inventadas e cenas escritas pelo desenho dos corpos no espaço.
Ficha Técnica:
Elenco: atrizes Daniela Schitini e Elaine Belmonte, acordeonista? Camila Borges e chefe de cozinha ?Simone Borsolari.
Participação especial: Malu Mello
Dramaturgias: Daniela Schitini, Elaine Belmonte e Vann Porath
Diretora e coreógrafa: Vann Porath
Trilha sonora: Camila Borges
Cenógrafo:? Cezar Renzi
Figurinista:? Caroline Ricca Lee
Costureiras: Bene Calistro e Judite de Lima
Desenho de luz: Laiza Menegassi
Operação de luz: Laiza Menegassi e Cezar Renzi
Fotografia: Caio Oviedo
Estagiária de produção: Viviane Chicória
Atrizes provocadoras:? Isabel Teixeira, Janaina Leite e Paula Picarelli
Workshops Intercâmbios : Fernando Villar e Renato Ferracini
Idealização, Produção e Realização: Ana Núcleo Artístico
Serviço do espetáculo
Centro Compartilhado de Criação
Rua Brigadeiro Galvão, 1010 - Barra Funda
Data: de 19/07 até 02/08 - Quartas às 21h
Ingresso: Inteira R$ 30,00
Lotação: 70 lugares
www.sympla.com.br
Duração: 70 minutos.
Classificação: 16 anos
Oficina Cultural Oswald de Andrade - Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro
Data: de 04/08 até 12/08 - Sextas às 20h e sábado às 18h
Evento Gratuito
Lotação: 50 lugares
Duração: 70 minutos.
Classificação: 16 anos
Armazém XIX - Rua Mario Costa, 13 - Vila Maria Zélia
Data: 7 e 8 de outubro, às 19h
Ingresso: Inteira R$ 30,00
Duração: 70 minutos.
Classificação: 16 anos