Cultura - Teatro

La Sonnambula é a atração especial do próximo Clássicos

25 de Julho de 2013

O destaque deste mês de julho na faixa Clássicos é a ópera La Sonnambula. A TV Cultura exibe o programa às 21h45 deste sábado (27/7). No domingo (28), às 11h45, vai ao ar a última transmissão do 44º Festival de Inverno de Campos do Jordão, com apresentação da Orquestra do Festival, sob regência de Marin Alsop. No repertório, dois compositores russos:Tchaikovsky e Stravinsky.

A versão escolhida de La Sonnambula é a de 2009, em montagem realizada na Ópera de Paris. Evelino Pidò rege a orquestra da Ópera de Paris e Marco Arturo Marelli é o diretor de cena. Entre os solistas, a soprano francesa Natalie Dessay é Amina; o baixo-barítono Michele Pertusi interpreta o Conde Rodolfo; a mezzo Cornelia Oncioiu é Teresa; e o tenor Javier Camarena faz o papel de Elvino.

La Sonnambula, ou ‘A Sonâmbula’, é uma ópera leve e romântica na qual se revela toda a veia lírica de Bellini. O enredo se passa em uma aldeia suíça, no início do século XIX, e é construído a partir de confusões criadas pelo sonambulismo da heroína, Amina. A obra tem dois atos e libreto de Felice Romani, inspirado num balé de Eugène Scribe.

Nascido na Sicília em uma família de músicos, Vincenzo Bellini é considerado o maior representante do bel canto – uma tradição da ópera italiana, que teve seu auge no século XIX e enfatizava o virtuosismo vocal. Embora tenha morrido com apenas 33 anos, assegurou seu nome entre os grandes autores, com óperas como Norma e I Puritani.

Já no domingo (28), às 11h45, o Clássicos encerra as transmissões do 44º Festival de Inverno de Campos do Jordão com a Orquestra do Festival sob regência de Marin Alsop. 

A primeira parte apresenta um verdadeiro “clássico”, uma obra bastante popular desde a sua estreia: o concerto para violino de Tchaikovsky. Os solos são de Jennifer Koh. Depois de Tchaikovsky, outro russo: Igor Stravinsky, um dos maiores compositores do século XX. Dele a Orquestra do Festival interpreta A Sagração da Primavera, uma das mais importantes obras do século XX e que em 2013 completa 100 anos.

Marin Alsop é a regente titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) desde o início de 2012 e, recentemente, foi também indicada diretora musical do grupo. Nascida em Nova York e com formação de violinista, formou-se pela Universidade de Yale. Foi premiada com o Koussevitzky Conducting Prize, tornando-se aluna de Leonard Bernstein. Alsop ficou conhecida pelo trabalho desenvolvido com a Orquestra Sinfônica de Baltimore, que dirige desde 2007. Além das atividades artísticas, criou um bem sucedido programa de educação musical junto à comunidade local.

Americana de pais coreanos, Jennifer Koh começou a estudar violino por acaso, mas sua habilidade a levou a estudar no Oberlin College e na Concert Artist Guild. Com uma boa técnica e sempre elogiada por público e crítica, destaca-se por sua interpretação de obras contemporâneas.


Programa:

Orquestra do Festival

Marin Alsop – regente; Jennifer Koh - violino

PYOTR I. TCHAIKOVSKY- Concerto para violino em Ré Maior, Op.35

IGOR STRAVINSKY- A Sagração da Primavera

Comentários
Assista ao vídeo