Business -

Rede de drogarias Ultrapopular assume novo posicionamento de mercado

25 de Julho de 2013

Inaugurada há pouco mais de um ano com o intuito de tornar-se a rede de drogarias mais popular do país, a UltraPopular apostou no baixo custo de gerenciamento e na consequente prática de preço baixo para dar força a sua maior estratégia - conquistar a clientela - e conseguiu. 


Atualmente com 105 lojas [mais que o dobro do registrado em março passado] integradas a 25 redes associadas à FEBRAFAR (Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias), e atuação em 55 municípios dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Paraíba, Bahia e Distrito Federal, a Rede de Drogarias UltraPopular vem ganhando cada vez mais espaço no varejo farma brasileiro.

 

 


Loja UltraPopular de Marília (SP)
 

 


Loja UltraPopular de Içara (SC)

 

 


Loja UltraPopular de Rio Verde (GO)
 


  


Loja UltraPopular de Jequié (BA)
 

A rápida expansão, segundo aponta o Presidente Edison Tamascia (na foto abaixo), deve-se ao bem sucedido modelo de negócio adotado pela Rede, que desde a inauguração conta com uma eficiente estrutura funcional. “Nossa central administrativa, sediada em São Paulo, acompanha todos os processos e oferece total suporte a todas as lojas ultrapopulares, desde a concepção do projeto até o pleno funcionamento de cada unidade”, complementa o Diretor Administrativo da Rede, Paulo Roberto O. da Costa.


 

 

Sob o slogan “Quem é a maior, tem o preço menor”, a UltraPopular permite aos empresários do grupo associativista a obtenção de vantagens competitivas e maior lucratividade por meio de um gerenciamento sistemático de custos, prática de descontos e criação de imagem de preço baixo, permitindo à população o acesso a medicamentos com os preços mais baratos do Brasil e possibilitando a todas as pessoas a continuidade de seus tratamentos.



Loja UltraPopular de São Paulo (SP)
 

Responsável por criar a estrutura necessária para a gestão e o funcionamento das farmácias e oferecer todo o suporte necessário para o empresário, desde a montagem do estabelecimento até a estratégia comercial a ser adotada, o executivo, que é cientista farmacêutico pós-graduado em Gestão de Negócios, menciona algumas das principais características das lojas ultrapopulares.

“Além de disporem de manuais de orientação [normas e procedimentos e marketing, por exemplo], elas seguem padronização visual [layout interno e externo], contam com equipe de colaboradores uniformizada e iniciam as operações com um vasto mix de produtos,” informa Costa (na foto abaixo).

 

Vale salientar que, ao aderirem à marca UltraPopular, os empresários recebem treinamento (fotos abaixo) sobre o posicionamento da Rede, mix de produtos e diversos processos gerenciais, dentre os quais a realização dos lançamentos de dados no sistema PAI (Painel de Aferição de Indicadores), ferramenta disponibilizada pela FEBRAFAR que aponta indicadores de eficiência do sistema operacional e financeiro da loja fundamentais para o proprietário ter uma visão estratégica do estabelecimento.

 

 


Empresários durante treinamento na central da Rede, em São Paulo



 

 

REPOSICIONAMENTO DA MARCA



 


Loja UltraPopular de Franca (SP)
 

Segundo levantamento do IMS Health, instituto que audita o mercado farmacêutico no Brasil e no Mundo, observa-se que o ambiente no varejo brasileiro deve permanecer bastante dinâmico nos próximos anos. E as redes independentes já estão buscando diferentes tipos de modelos para obter maior eficiência em seus modelos de negócio. 


Idealizada como uma alternativa de negócio para os empresários ligados às redes associadas à FEBRAFAR, a caracterização, até outrora, popularesca definitivamente cedeu à modernidade. A própria dinâmica de mercado e o novo perfil de consumo contribuíram para que a Rede de Drogarias UltraPopular se reposicionasse no varejo. 

“Sem dúvida, o nosso atual conceito de loja popular está atrelado somente à ausência da prestação de serviços e à competitividade conquistada devido à dispensação de medicamentos a preços mais baixos que a concorrência - fato este que colaborou para que atraíssemos, indistintamente, clientes de todas as classes econômicas”, justifica o Presidente.

 

 


Loja UltraPopular de Jequié (BA)

O Diretor Administrativo da Rede destaca outra estratégia que corrobora para o enorme sucesso das drogarias ultrapopulares junto à população. “A crescente demanda de consumo, por si só, exige dos nossos estabelecimentos um maior sortimento de medicamentos (referência, genéricos e similares) e até mesmo de produtos correlatos (do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos)”, afirma Costa. 


Tamascia, que também preside a FEBRAFAR, explica que, assim como as farmácias de todo o país, a maioria das unidades licenciadas sob a marca UltraPopular já dispõe de instalações mais amplas, estoque maior e equipe de colaboradores preparada não apenas para oferecer medicamentos a preços altamente competitivos, mas principalmente para prestar atendimento personalizado e qualificado a todos os clientes-consumidores. 

O executivo faz questão de reforçar que a atratividade deste modelo de negócio advém do baixo custo para gerenciamento. “Não implementamos serviços. O que procuramos fazer é centralizar as negociações na central da Rede e otimizar a performance dos colaboradores de cada loja,” relata.

 

 

 

De acordo com o Diretor Executivo da Rede, José Abud Neto (na foto acima), “o gerenciamento das lojas é 100% realizado por nossa central administrativa, onde dispomos de profissionais da área administrativa, tecnológica e comercial, além de uma farmacêutica”, diz. 

Ele ressalta que a determinação da lista e a padronização do cadastro de produtos a serem comercializados, a precificação a ser adotada, bem como o acompanhamento das vendas que são efetivadas em cada loja, são atribuições da própria central da Rede.

 

 


Loja UltraPopular de Itatiaia (RJ)


“Por meio de relatórios, conseguimos identificar o desempenho de cada ponto de venda e, em caso de incompatibilidades, imediatamente conseguimos promover as ações necessárias para manter toda a eficiência operacional de cada loja”, orgulha-se.


MAIOR ADESÃO À REDE


Loja UltraPopular de Campo Grande (MT)

De acordo com a região de atuação das redes associativistas, a FEBRAFAR concede gratuitamente o uso de uma das três marcas registradas às novas lojas, que podem atuar como UltraPopular, MaxiPopular ou MegaPopular - bandeiras estas que, apesar da nomenclatura diferenciada, seguem a mesma logotipagem. 


É importante esclarecer que, a critério de cada rede integrada à comunidade FEBRAFAR, os empresários interessados em abrir unidades ultrapopulares não necessariamente têm de possuir farmácias associadas ao grupo, mas devem estabelecer vínculo com alguma rede pertencente à comunidade FEBRAFAR. Outras regras para adesão, como o zoneamento por exemplo, são definidas regionalmente - entre o proprietário da loja e a diretoria de cada rede associada à Federação. 

Apesar de pouco mais de 1 ano de atividades, as Drogarias UltraPopular já reúnem um grupo de 83 empresários, que fazem da Rede um verdadeiro sucesso nos quatro cantos do país. Neto celebra os excelentes resultados obtidos, atribuindo a conquista ao crescente número de clientes-consumidores e ao acelerado ritmo das vendas, o que, segundo ele, tem feito com que diversos empresários já planejem a abertura de novos estabelecimentos. Categoricamente, o Presidente Edison Tamascia dispara: “Devemos fechar o ano com 130 pontos de venda ultrapopulares em todo o Brasil”.

Comentários
Assista ao vídeo