Uma semana após receber o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, Fátima Turci discute os caminhos possíveis para que a população tenha acesso a saúde de qualidade em um país em que o sistema público ainda tem suas falhas, além de ser grande a insatisfação da população com as redes particulares.
Há vinte e oito anos realizando atendimento médico acessível, a Clínica Fares propõe um modelo de gestão que preza por todo o contexto que o paciente está inserido. É o que afirma Dr. Adiel Fares, convidado e empreendedor da clínica: "O que chama atenção na nossa clínica é a humanização. Os médicos, mesmo os especialistas, da nossa clínica entendem que medir a pressão e perguntar de outras doenças são procedimentos que fazem parte dessa humanização", afirma o convidado.
Para o cirurgião dentista, Rodrigo Bueno de Morais, um dos grandes males da saúde no país começa em um estágio anterior à própria saúde. “O problema está diretamente relacionado com a educação. Estava se discutindo, por exemplo, se a escova de dentes deveria fazer parte da cesta básica. ” É que, segundo o dentista, a informação que brasileiro tem sobre a saúde também reflete nos gastos individuais e do sistema público. "Já que estamos falando de economia e negócios. Você pode economizar em saúde prevenindo problemas odontológicos", completa.
Com o foco diferente, o cirurgião plástico, Carlos Casagrande, partilha da mesma opinião. “O Brasil tem a maior formação per capita de médicos do mundo. Formamos mais de vinte e dois mil médicos todos os anos. No entanto, apenas 40% consegue fazer uma especialização das 53 existentes. Acaba que esse número de médicos no mercado traz um certo problema. Seis anos de faculdade não prepara o médico nem para ser generalista", conclui.
O programa Economia e Negócios vai ao ar todas às segundas-feiras, às 22h, na Record News, com reprise aos sábados, às 00h15. A Record News é sintonizada pelos seguintes canais: 55 Vivo TV, 78 NET, 32 Oi TV, 14 Claro, 179 Sky e 134 GVT.
Texto: César Holanda