Viver - Saúde

Exercícios físicos beneficiam pacientes em tratamento oncológico e em pós-operatório

15 de Julho de 2013

Os benefícios de exercícios físicos para prevenção de diversas doenças já são comprovados e amplamente divulgados. Recentemente, a discussão estimulada por novas pesquisas tem mudado de foco, mostrando os benefícios de exercícios para pessoas em tratamento ou em recuperação. Partindo dessa premissa, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz lança o Programa Estímulo, que tem como objetivo oferecer exercícios de suporte ao tratamento e melhora da qualidade de vida. 

Os pacientes têm à disposição uma estrutura moderna e completa na Unidade Campo Belo, além de equipe especializada para acompanhar e orientar adequadamente, de acordo com as necessidades individuais. “O foco está, inicialmente, em pacientes em tratamento oncológico e em pós-operatório de cirurgia bariátrica”, explica Dr. Rodrigo Bornhausen Demarch, coordenador do Programa. Os exercícios ajudam a manter o condicionamento cardiorrespiratório, a força e a resistência muscular, a flexibilidade e a composição corporal. Eles evitam a propensão a doenças cardiovasculares e a redução de massa óssea, que pode levar à perda da independência funcional, risco de quedas e fraturas.

“No caso de diagnóstico de câncer, o que se tem visto nas pesquisas é que pessoas que se tornam fisicamente ativas estão lidando melhor com o tratamento e reduzindo o risco de morte e de recorrência da doença”, complementa Dr. Rodrigo. Antes, os pacientes eram orientados a descansarem e economizarem energia. Porém, com os avanços das investigações, existe uma compreensão de como a atividade física pode aliviar muitos efeitos colaterais do tratamento do câncer.

Para quem se recupera de cirurgia bariátrica, o papel principal está no recondicionamento físico e na manutenção do peso saudável no longo prazo. Os exercícios representam um estímulo para mudar o estilo de vida, contribuindo no ganho de massa magra (músculos), na melhora do controle da hipertensão arterial e do diabetes, do sistema imunológico e do humor. 

Os participantes passam por avaliações médica, física e nutricional. O Programa Estímulo dura cerca de 16 semanas e respeita a fase de adaptação de cada paciente, priorizando o conforto e a segurança. 
 

Comentários
Assista ao vídeo