Cultura - Educação

Uma Tarde no Museu de julho estimula o olhar apurado sobre os objetos da casa brasileira

15 de Julho de 2013

 

Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, realiza nos sábados, 20 e 27 de julho, o programa educativo Uma Tarde no Museu. Em oficinas gratuitas, voltadas às famílias e ao público em geral, as atividades têm como objetivo propor uma experiência prazerosa e de aprendizado no museu, com o acompanhamento do núcleo educativo da instituição.

Além de conhecer o acervo do MCB e a exposição temporária em cartaz "Casas do Brasil 2013 - Habitação ribeirinha na Amazônia" em uma visita educativa, os visitantes serão convidados a participar do jogo "Casas do Brasil", que estimula o olhar mais apurado sobre os objetos da casa e desafia os participantes a montarem diferentes moradias brasileiras.

Inspirado no conhecido jogo de adivinhação "Tabu", a oficina traz tipos de residências que estiveram expostas nas edições já apresentadas do projeto do MCB "Casas do Brasil", como moradias do interior do Brasil e da área urbana, a casa Xinguana, a barraca cigana e, agora, a habitação ribeirinha. Assim, mostra ao público qual a relação entre as habitações e suas configurações internas.

O objetivo é montar o interior da casa. Para isso, cada participante precisa descrever um objeto que pode estar presente nela. Porém, existem restrições nesta descrição, como conceitos que não podem ser falados - os denominados "tabus" - e a quantidade de itens descritos para cada objeto. O primeiro jogador que montar sua casa ganha a brincadeira.

As vagas para as oficinas do programa Uma Tarde no Museu são limitadas. É necessário fazer inscrições pelo e-mail agendamento@mcb.org.br ou pelo telefone (11) 3032.3727.

 

 

 

Comentários
Assista ao vídeo