Viver - Saúde

Reconstrução da Orelha

23 de Maio de 2017

Na segunda edição do livro Reconstrução da orelha o leitor irá conferir a discussão sobre as técnicas cirúrgicas plásticas para a reconstrução da orelha, de maneira mais aprofundada. Entre os temas, a microtia, anotia, o pólo superior, lóbulo auricular e complicações durante e após a cirurgia da orelha. Além disso, aborda uma grande variedade de deformidades da orelha e tópicos cirúrgicos que não foram incluídos na edição anterior, tais como:

- Reconstrução do tragus e criação do canal auditivo externo – considerações chaves ao planejar ou executar uma reconstrução de orelha.

- Novos conceitos sobre a anatomia cirúrgica da orelha – conhecimento essencial para cirurgiões plásticos na realização da operação.

- Amputação traumática da orelha – um problema social e orgânico comum e grave. São apresentadas discussões que abordam a causa do problema, bem como orientações para os cirurgiões durante os primeiros socorros, a fim de proporcionar uma reconstrução adequada.

- Reconstrução de orelha para reparação de deformidades e causadas por piercing.

 

- Reconstrução da aurícula secundária á cirurgia proeminente da orelha.

  • Reconstrução da orelha mordida por humanos e por animais.
  • Reconstrução secundária da orelha.
  • Otoplastía de redução – um procedimento importante sempre que o tamanho da orelha afeta negativamente o bem estar ou a auto-estima do paciente devido a contornos faciais desequilibrados. Apresenta notas importantes sobre um procedimento que deixa cicatrizes discretas e cria uma aparência normal e natural da arquitetura do órgão.
  • Cuidados pós-operatórios – informações especiais sobre como evitar otimamente complicações após a cirurgia.

A reconstrução da orelha é necessária em uma variedade de pacientes, especialmente naqueles com anomalias congênitas e deformidades associadas ou aqueles que sofrem de acidentes e traumas que afetam a aurícula. Neste sentido, esta abordagem cirúrgica tem o objetivo final de melhorar aos aspectos estéticos e funcionais das anomalias congênitas e adquiridas da orelha. Ao longo do livro, o objetivo é compartilhar a experiência do autor, reunidos ao longo de 43 anos dedicados a este campo desafiador. Descrições e fotos ilustrativas referentes á correção  e reconstrução da orelha causada por cirurgia proeminente da orelha são apresentadas em detalhes.

A abordagem didática, complementada por ilustrações coloridas e fotos cirúrgicas, ajuda a demonstrar técnicas básicas e avançadas. Com relatos de Ivo Pitanguy e Jorge Psillakis.

http://www.springer.com/us/book/9783319503936

Comentários
Assista ao vídeo