Colunistas - André Garcia

Springfield, o mais novo modelo da Indian Motorcycle chega ao Brasil!

28 de Novembro de 2016
A mais nova integrante da família Indian. Springfield aqui com parabrisa que pode ser retirado facilmente. Fotos: Gustavo Epifânio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A convite da Indian, com um seleto grupo de jornalistas estive no lançamento do novo modelo Springfield.

Evidentemente, que pilotar em circuito fechado e travado é bem diferente da situação em rodovia e cidade, todavia, é bem nítida a diferença da Springfield em relação a Chief Vintage devido ao ângulo do cáster e do trail que foi reduzido em relação, especificamente de 29° e 155 mm para 25° para 132 mm. Na prática essa nova geometria deu ao modelo mais agilidade, permitindo mudanças de direção mais rápidas, e um excelente desempenho em curvas sem comprometer a estabilidade em retas.

O mais incrível é que mesmo sendo mais pesada, parece ser mais leve e na pilotagem sente-se a leveza da direção se comparado ambos modelos.

Para chegar a essa conclusão a Indian disponibilizou os modelos para sentirmos a diferença que é surpreendente. Torque e potência abundantes, suspensões e freios irrepreensíveis.

Receita que terá sucesso com certeza. Se o consumidor comparar, levará mais essa Indian para sua garagem.

Na vermelha metálica com cinza retirei o parabrisa facilmente. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A novidade, uma elegante bagger de linhas clássicas que foi lançada nos Estados Unidos a apenas 5 meses, será o sexto modelo do line-up da Indian Motorcycle no país.

Seu nome é uma referência à cidade de origem da Indian Motorcycle, Springfied no estado de Massachussets, onde a marca surgiu em 1901 – o que fez dela, a primeira indústria a produzir motocicletas em série nos Estados Unidos.

O novo modelo compartilha o poderoso V-Twin – batizado como o nome de Thunder Stroke – que já equipa a Chieftain, Roadmaster, Chief Classic e Chief Vintage, cuja capacidade cúbica é para lá de generosa; Nada menos que 1.811 cilindradas! Como nos outros modelos Indian, a Springfield tem o câmbio de seis marchas, chassi em alumínio forjado e assentos em couro premium.

Como acontece com as outras motocicletas da Indian, a nova integrante da família Chief será produzida no Brasil em regime de CKD, em Manaus, AM e contará com alto índice de qualidade em materiais e atenção redobrada aos detalhes, sobretudo no que diz respeito ao acabamento, que é um dos diferenciais das motocicletas Indian.

Para Rodrigo Lourenço, Diretor da Indian Motorcycle na América do Sul, “a incorporação da Springfield ao line-up brasileiro é a prova de que a Indian continua acreditando e investindo no potencial do país”. E enfatiza: “para 2017 outras novidades estão por vir”.

Impressionante sua maneabilidade. Conforto e acabamento são marcantes nos produtos Indian

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Motor – a Springfield é equipada com o motor 111 Thunder Stroke com generosa capacidade cúbica de 1811cc com diâmetro e curso dos pistões de 101 mm x 113 mm e taxa de compressão de 9.5:1, uma das razões para que ele desenvolva o excelente torque de 161,6 N.m. a 3.000 rpm. Neste V2 os comandos de válvulas são acionados por vareta; São 2 válvulas por cilindro com arrefecimento misto de ar e óleo, alimentação por sistema de injeção eletrônica com close loop – que garante melhores respostas e maior suavidade – e sistema de escapamento do tipo cross-over.

Seu câmbio tem 6 marchas com engates precisos e suaves. E por falar em suavidade, além do acionamento da embreagem macio, a transmissão final é feita por correia, que não só é mais silenciosa e limpa – já que dispensa lubrificação – como livre de ajustes e manutenção em geral.

Na prática, as características mais marcantes deste V Twin são a sensação de potência sempre disponível e a suavidade no funcionamento, com níveis baixíssimos de vibração sendo passados para o chassis que, por consequência, garante maior conforto ao piloto e garupa. 

Chassis – Como no restante da linha Chief, a nova Indian tem o chassi totalmente em alumínio forjado, o que a coloca num patamar acima da concorrência. A utilização deste material em uma motocicleta custom é inovador, já que normalmente este metal mais nobre que o aço, é empregado em motos com caráter mais esportivo e de alto desempenho.

Nas motos da Indian o uso do alumínio se deu pela busca em elevar a dirigibilidade e agilidade a um nível superior ao encontrado nas motos do segmento do qual fazem parte, já que além de mais leve, este metal confere maior rigidez ao quadro, minimizando as torções em condições como entradas e saídas de curvas, ou em mudanças bruscas de direção.

Chief Vintage apesar de mais leve, parece ser mais pesada que Springfield, devido  devido ao ângulo do cáster e do trail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Suspensão e Freios - A Indian Springfield® vem equipada com sistema de suspensão dianteira telescópica com tubos de 46mm e curso de 119 mm. Nela, os amortecedores são dotados de dupla mola e sistema de cartucho tornando ainda maior suavidade frente as irregularidades no piso.

Na traseira o sistema de suspensão é por balança de alumínio forjado com mono amortecedor da marca FOX Racing a ar cujo curso é de 114 mm – 20 mm a mais que as irmãs Chief Vintage e Chief Classic. Nele há dois tipos de ajustes, um na pré-carga de mola, outro na compressão, que por sua vez é feito através de uma bomba manual que permite um funcionamento mais duro ou mais macio conforme a necessidade do piloto. Graças a este conjunto, a capacidade de carga, bastante generosa, é 241.8 Kg.

No que diz respeito aos freios, a Springfield® é equipada com sistema de freio ABS com dois discos ventilados e flutuantes de 300 mm e duas de pinças de freio com quarto pistões cada. Os flexíveis são do tipo aeroquip, capazes de garantir performance superior. Na traseira, o sistema de freio traseiro é equipado com disco simples ventilado e flutuante de 300 mm e pinça de freio com duplo pistão.

Tanto ambas rodas dianteira e traseira são em liga leve com as respectivas medidas de 16” x 3,5” e 16” x 5,0”. Já a medida dos pneus, é de 130/90-16 na frente e 180/65-16 na traseira.

Um detalhe que surpreende é o calor do motor e escapes não incomodar o piloto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conforto e acabamento - Privilegiando o conforto e a agilidade na condução, a Springfield tem um visual clássico que remete aos anos 50 facilmente percebido em elementos como os assentos e em couro legítimo com acabamento refinado e o para-brisa – que pode ser removido sem a necessidade de ferramentas. Ambos são itens de série.

Este modelo já vem equipado com acelerador eletrônico (fly by wire), tornando o movimento de acelerar muito mais preciso e suave. Junto a ele, trabalha integrado ao sistema de cruise control que vem acrescentar conforto à pilotagem quando se roda por grandes retas ou distâncias com velocidade controlada.

No novo modelo da Indian, o aspecto visual do guidão é limpo e atraente graças aos cabos elétricos embutidos que passam pelo interior da peça. Em termos de instrumentação vem equipada com um velocímetro analógico e mostrador multifunção com duplo indicador de quilometragem; Conta giros digital; Indicador de temperatura ambiente; Indicador de consumo médio; Voltímetro; Indicador de marcha e relógio, indicador de combustível analógico separado da unidade principal, além de luzes espia de baixa pressão de óleo, farol alto, nível de temperatura da manopla (se instalada), luz dos piscas, luz de funcionamento do ABS, TPMS (indicador de pressão dos pneus), indicador de Cruise Control Ativado, luz de checagem da injeção eletrônica e luz do neutro (ponto morto). Todas estas funções são acessadas através de um botão no punho esquerdo, tornando o seu acesso simples e sem a necessidade se remover a mão do guidão.

Na Springfield, todos os mostradores do painel são instalados no tanque de combustível – com capacidade de 20,8 litros –, e o acabamento cromado de sua moldura ressalta a beleza e sofisticação das motocicletas Indian. Ela ainda conta com a comodidade do sistema de partida keyless (sistema com sensor de presença) que permite dar a partida na motocicleta sem utilização de chave física. Nele está incorporado a trava elétrica das malas laterais fabricadas em fibra, outro destaque do novo modelo. Juntos eles têm a capacidade cúbica é de 64 litros –, podem ser facilmente retirados sem a necessidade de ferramenta.

Neste novo modelo, a herança da histórica da Indian fica evidente em alguns detalhes de seu design, como o desenho dos para-lamas dianteiros e traseiros com linhas arredondadas envolvendo grande parte de suas rodas, a pintura em duas cores relembrando as versões mais antigas e emblemáticas – versão batizada de 2 tone –, e a presença do War Bonnet com iluminção LED instalado no para-lama dianteiro.

Outro atrativo da Springfield – presente também em todos os outros modelos da linhaChief –, é a larga utilização de acabamentos cromados. Eles vão desde o motor e conjunto de pedaleiras à carenagem que envolve o farol, sem falar dos faróis de neblina, que são itens de série neste modelo.

As cores disponíveis serão o preto (Thunder Black), que custará R$91.990,00, e a cinza metálica com vermelho (Steel Gray & Burgundy Metallic), cujo preço sugerido será de R$94.990,00.

Todas as fotos, click aqui

Comentários
Assista ao vídeo