A segurança é uma das plataformas do governo americano — por isso autoridades de instituições de todo o mundo se reúnem na conferência anual da IACP (International Association of Chiefs of Police), maior networking de relações institucionais no ramo de investigação e segurança. Este ano o evento é realizado em San Diego, na Califórnia.
Zacarias Pagnanelli com Maria Alice de Souza, diretora geral da Polícia Rodoviária Federal: instituição utiliza tecnologia, sistemas de gestão e muita integração de policias de outros países adquiridas nos últimos anos de participação na IACP |
Crédito: Eduardo Aggio de Sá |
São mais de 14 mil profissionais da área de segurança pública — tornando, dessa forma, primordial a presença dos candidatos à Presidência da República. Nos últimos dois anos, o presidente dos EUA, Barack Obama, prestigiou a conferência.
Participam do evento chefes de polícia, federal, militar, civil e rodoviária, agências de inteligência como a brasileira ABIN, do Ministério Público, Procuradores Federais da República, Secretários de Segurança, Xerifes, representantes do DEA (Drug Enforcement Administration - Força Administrativa de Narcóticos) e FBI (Federal Bureau of Investigation - Agência Federal de Investigação), Judiciário Estadual e Federal, entre outros.
Durante a feira são ministrados aproximadamente 200 workshops técnicos sobre estratégias e novas tecnologias e equipamentos relacionados à segurança contra crime organizado e lavagem de dinheiro.
São realizadas também demonstrações ao vivo e exposições práticas de produtos e ações que podem ajudar os profissionais da lei a exercerem seu trabalho da melhor forma possível.
Zacarias encontra Terrence M. Cunningham, presidente da associação da IACP |
Crédito: Chefe de polícia do Texas |
“É um evento de grande valor, que promove a integração da polícia e nos traz o acesso melhor de soluções e estratégias de tecnologia para melhorar a segurança e proteção dos cidadãos", disse o jornalista Zacarias Pagnanelli e também membro da IACP.
O presidente da associação IACP, Terrence M. Cunningham declarou:
- Todos os membros da nossa sociedade devem perceber que temos uma obrigação mútua de trabalhar em conjunto para garantir a equidade, dignidade, segurança e justiça.