Cultura - Teatro

FELIPE HIRSCH E ULTRALÍRICOS SEGUEM COM PROJETO DEDICADO À LITERATURA LATINO-AMERICANA

4 de Outubro de 2016

 

DEPOIS DE A TRAGÉDIA LATINO-AMERICANA,

 

É A VEZ DE A COMÉDIA LATINO-AMERICANA
 

 

‘A Tragédia Latino-Americana e A Comédia Latino-Americana’.
Segunda Parte: ‘A Comédia Latino-Americana’

 


 

 

O convite da Feira do Livro de Frankfurt foi o incentivo que faltava para Felipe Hirsch realizar um antigo desejo: levar para o palco a obra de escritores brasileiros contemporâneos. O título ‘Puzzle’ serviu para definir a estrutura da montagem, originalmente divida em três partes, e acrescida de uma peça (d), criada especialmente para o Festival Íbero Americano Mirada, a convite do Sesc SP. 

 

‘O espetáculo era uma apresentação social deste país através da sua literatura. ‘Puzzle’ falava sobre o extermínio da delicadeza. Também reafirmou a complexidade de nosso país, tão intraduzível, tão isolado, tão anestesiado, tão agredido e tão agressor’, analisa Felipe, que ressalta este como o início do seu trabalho mais político, ao colocar em cena questões como a educação, a violência, o consumo desenfreado e até recentes protestos. 

 

‘Ultralíricos é o meu projeto mais experimental e coletivo. É uma reunião de um grupo de artistas incríveis para a criação e realização dessas obras’. O projeto ‘Puzzle’ (2013) representou um importante marco na trajetória deFelipe Hirsch. Depois disso, com parte do grupo formado na ocasião (Ultralíricos), Felipe deu um passo adiante e apresentou a primeira parte de sua nova pesquisa, que tem como base a literatura latino-americana e o cenário sócio-político do continente: "A Tragédia Latino-Americana", espetáculo que teve sua estreia em março deste ano de 2016 e foi indicado para três prêmios Shell (nas categorias Melhor Diretor, Cenário e Música) segue para apresentações em Portugal e na Alemanha em 2017.

 

Agora, a segunda parte do projeto, "A Comédia Latino-Americana", estreia no Festival Íbero Americano - Mirada em setembro de 2016.

 

A Comédia Latino-Americana’ será estruturada a partir de fragmentos, adaptações e trechos de obras de diversos países da América Latina: Argentina (J. P. Zooey, Pablo Katchadjian), Brasil (Lima Barreto, Sousândrade), Chile (María Luisa Bombal), Colômbia (Andres Caicedo), Cuba (Cabrera Infante), Equador(Pablo Palácio), México (Juan Villoro) e Uruguai (Hector Galmés e Horacio Quiroga), por exemplo.

 

A presença internacional se estende ainda para o elenco, que contará com a participação do ator argentino Javier Drolas e de algumas participações muito especiais. Eles estará ao lado de Georgette Fadel, Isabel Teixeira e Magali Biff – vindos de ‘Puzzle’ – de Caco Ciocler e Julia Lemmertz, também presente s em A Tragédia Latino Americanae de Caio Blat que estreia em A Comédia Latino Americana. . O espetáculo contará ainda com seis músicos (Ultralíricos Arkestra) que vão executar ao vivo a música escrita e arranjada especialmente para o projeto por Ar thur de Faria.

 

‘Embora fale de coisas tão cruéis, tão complexas e tão difíceis como em ‘Puzzle’, desta vez o humor não é tão irônico, portanto não tão violento. A montagem se tornou um pouco mais dadaísta e a música traz esta maneira às vezes bem humorada, ainda que muito cruel, de se falar as coisas. A minha ideia ao iniciar o projeto seria fazer uma tragédia um pouco mais carinhosa e a comédia mais violenta’, ressalta Felipe, cuja preocupação era de que a música, como fo rma, não sobressaísse em relação à literatura escolhida para o espet& aacu te;culo, mas que fosse provocativa e que, em alguns momentos, pudesse fazer uso da literatura também. ‘E a música confere um caráter ritual à peça, que se transformou em uma espécie de ópera macabra ou musical farrista’, resume.

 

Mais uma vez, Felipe renovou as parcerias com Daniela Thomas e Felipe Tassara (Direção de Arte) e Beto Bruel (Ilumincação), presentes em todos os seus espetáculos dos últimos 15 anos. A cenografia é formada por enormes blocos de isopor, em uma proposta que segue a tendência de se concentrar no essencial. ‘A maturidade faz com que você fique menos ornamental e que busque de fato qual é a ideia, qual é o conceito e você passa a sentir vontade de trabalhar com matérias mais brutas&qu ot;. 

 

FELIPE HIRSCH

 

O diretor e dramaturgo Felipe Hirsch foi um dos fundadores da Sutil Companhia de Teatro, em 1993, em Curitiba, onde iniciou uma investigação cênica da narrativa memorialística e de composições estéticas com forte impacto visual. Estabeleceu uma longeva parceria artística com a cenógrafa Daniela Thomas, com o ator Guilherme Weber e com o iluminador Beto Bruel. Entre seus principais trabalhos estão: Estou Te Escrevendo de um País Distante (1997), tese de doutorado defendida por Célia Arns de Miranda na Universidade de São Paulo,A Vida É Che ia de Som e Fúria (2000), eleita pela Revista Bravo! uma das dez peç as mais importantes da década; Os Solitários com Marco Nanini, Marieta Severo e Wagner Moura; Temporada de Gripe (2003), de Will Eno; Avenida Dropsie (2005), sobre a obra de Will Eisner, dentre outras. Concebeu a montagem da ópera O Castelo do Barba Azul (2006), de Béla Bartók e da peça Não Sobre o Amor sobre o romance epistolar de Viktor Schklovsky. Dirigiu Viver Sem Tempos Mortos com Fernanda Montenegro e ainda Pterodátilos com Mariana Lima e Marco Nanini. Em 2013, iniciou o projeto Puzzle criado para a Frankfurter Buchmesse, com os Ultralíricos. Hirsch também é diretor do longa-metragem Insolaçã o que teve sua estreia no Festival de Veneza em 2009 e da série da MTV A Menina sem Qualidades (2013).

 

A Tragédia Latino-Americana e A Comédia Latino-Americana

 

Segunda Parte: A Comédia Latino-Americana

 

Projeto criado especialmente para o Sesc São Paulo


Estreia Festival Íbero Americano - Mirada.

 

240 minutos
18 anos

 

Projetos Ultralíricos 5 e 6

 

Direção Geral - Felipe Hirsch

 

Elenco A Tragédia Latino-Americana

 

Caco Ciocler

Caio Blat
Camila Mardila

Georgette Fadel

Javier Drolas

Julia Lemmertz

Magali Biff
Rodrigo Bolzan

 

Música escrita, arranjada e dirigida por Arthur de Faria 

 

Interpretada pela Ultralíricos Arkestra:
 

Arthur de Faria - Piano e Sintetizadores

Adolfo Almeida Jr. - Fagote e Efeitos

Mariá Portugal - Bateria, Glockenspiel e Tímpanos

Gustavo Breier - Processamentos Eletrônicos

Georgette Fadel - Trompete

Pedro Sodré - Guitarras e Overdrives

 

Autores A Tragédia Latino-Americana e A Comédia Latino-Americana*

 

Andres Caicedo (Colômbia), Augusto Monterrosso (Honduras), César Vallejo (Peru), Dôra Limeira (Brasil), Gerardo Arana (México), Glauco Mattoso (Brasil), Guillermo Cabrera Infante (Cuba), Hector Galmés (Uruguai), Horacio Quiroga (Uruguai), J.P.Zooey (Argentina), J. R. Wilcock (Argentina), Jaime Saenz (Bolívia), Juan Villoro (México), Leo Maslíah (Uruguai), Lima Barreto (Brasil), Marcelo Quintanilha (Brasil),  Maria Luísa Bombal (Chile), Pablo Katchadjian (Argentina) Pablo Palacio (Equador), Reinaldo Moraes (Brasil), Roberto Bolano (Chile), Salvador Benesdra (Argentina), Samuel Rawet (Brasil),&n bsp;Teresa Wilms Montt/Teresa de la Cruz (Chile), Virgílio Piñera (Cuba).

 

*Autores selecionados, sujeito a modificações.

 

Direção de Arte - Daniela Thomas e Felipe Tassara

Iluminação - Beto Bruel

Figurinos - Veronica Julian

 

Preparação Vocal - Simone Rasslan

Coreógrafa e Preparação Corporal - Renata Melo

 

Co-Diretora - Isabel Teixeira

Traduções - Bruno Colbachini Mattos

Crítico Interno e Dramaturg - Ruy Filho

Contatos Direitos Autorais - Rita Mattar

 

Assistente de Iluminação e Operadora de Luz - Sarah Salgado

Engenheiro de Som, Tratamentos, Gravações e Mixagem - Gustavo Breier 

Produção Musical - Arthur de Faria e Gustavo Breier

Diretor de Palco - Nietzsche

 

Visagismo - Emi Sato 

Aderecistas - Rita Vidal e Paulo Baboni

Golas e Rufos - Marichilene Artisevskis

Efeitos Especiais - Miniarte 

 

Assistente de Produção - Diego Dac 

Assistentes de Figurino - Helena Obersteiner e Elis Nunes Santos

Alfaiate - De Lello

Costureiras - Salete Paiva, Judith de Lima e Alice Alves

 

Design Multimídia - Fernando Timba

Fotografias e Artes Gráficas - Patrícia Cividanes

Assessoria de Imprensa -  Factoria Comunicação

Idealização e Direção Geral - Felipe Hirsch

Produção Internacional - Ricardo Frayha

Produção Executiva - Bruno Girello

Direção de Produção - Luís Henrique (Luque) Daltrozo

 

Sesc Vila Mariana

De 7 de outubro a 13 de novembro.
De quinta a domingo.

Ingressos: R$40 (inteira), R$20 (meia) e R$12 (Credencial Plena)

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