DEPOIS DE A TRAGÉDIA LATINO-AMERICANA,
É A VEZ DE A COMÉDIA LATINO-AMERICANA
‘A Tragédia Latino-Americana e A Comédia Latino-Americana’.
Segunda Parte: ‘A Comédia Latino-Americana’
O convite da Feira do Livro de Frankfurt foi o incentivo que faltava para Felipe Hirsch realizar um antigo desejo: levar para o palco a obra de escritores brasileiros contemporâneos. O título ‘Puzzle’ serviu para definir a estrutura da montagem, originalmente divida em três partes, e acrescida de uma peça (d), criada especialmente para o Festival Íbero Americano Mirada, a convite do Sesc SP.
‘O espetáculo era uma apresentação social deste país através da sua literatura. ‘Puzzle’ falava sobre o extermínio da delicadeza. Também reafirmou a complexidade de nosso país, tão intraduzível, tão isolado, tão anestesiado, tão agredido e tão agressor’, analisa Felipe, que ressalta este como o início do seu trabalho mais político, ao colocar em cena questões como a educação, a violência, o consumo desenfreado e até recentes protestos.
‘Ultralíricos é o meu projeto mais experimental e coletivo. É uma reunião de um grupo de artistas incríveis para a criação e realização dessas obras’. O projeto ‘Puzzle’ (2013) representou um importante marco na trajetória deFelipe Hirsch. Depois disso, com parte do grupo formado na ocasião (Ultralíricos), Felipe deu um passo adiante e apresentou a primeira parte de sua nova pesquisa, que tem como base a literatura latino-americana e o cenário sócio-político do continente: "A Tragédia Latino-Americana", espetáculo que teve sua estreia em março deste ano de 2016 e foi indicado para três prêmios Shell (nas categorias Melhor Diretor, Cenário e Música) segue para apresentações em Portugal e na Alemanha em 2017.
Agora, a segunda parte do projeto, "A Comédia Latino-Americana", estreia no Festival Íbero Americano - Mirada em setembro de 2016.
‘A Comédia Latino-Americana’ será estruturada a partir de fragmentos, adaptações e trechos de obras de diversos países da América Latina: Argentina (J. P. Zooey, Pablo Katchadjian), Brasil (Lima Barreto, Sousândrade), Chile (María Luisa Bombal), Colômbia (Andres Caicedo), Cuba (Cabrera Infante), Equador(Pablo Palácio), México (Juan Villoro) e Uruguai (Hector Galmés e Horacio Quiroga), por exemplo.
A presença internacional se estende ainda para o elenco, que contará com a participação do ator argentino Javier Drolas e de algumas participações muito especiais. Eles estará ao lado de Georgette Fadel, Isabel Teixeira e Magali Biff – vindos de ‘Puzzle’ – de Caco Ciocler e Julia Lemmertz, também presente s em A Tragédia Latino Americana, e de Caio Blat que estreia em A Comédia Latino Americana. . O espetáculo contará ainda com seis músicos (Ultralíricos Arkestra) que vão executar ao vivo a música escrita e arranjada especialmente para o projeto por Ar thur de Faria.
‘Embora fale de coisas tão cruéis, tão complexas e tão difíceis como em ‘Puzzle’, desta vez o humor não é tão irônico, portanto não tão violento. A montagem se tornou um pouco mais dadaísta e a música traz esta maneira às vezes bem humorada, ainda que muito cruel, de se falar as coisas. A minha ideia ao iniciar o projeto seria fazer uma tragédia um pouco mais carinhosa e a comédia mais violenta’, ressalta Felipe, cuja preocupação era de que a música, como fo rma, não sobressaísse em relação à literatura escolhida para o espet& aacu te;culo, mas que fosse provocativa e que, em alguns momentos, pudesse fazer uso da literatura também. ‘E a música confere um caráter ritual à peça, que se transformou em uma espécie de ópera macabra ou musical farrista’, resume.
Mais uma vez, Felipe renovou as parcerias com Daniela Thomas e Felipe Tassara (Direção de Arte) e Beto Bruel (Ilumincação), presentes em todos os seus espetáculos dos últimos 15 anos. A cenografia é formada por enormes blocos de isopor, em uma proposta que segue a tendência de se concentrar no essencial. ‘A maturidade faz com que você fique menos ornamental e que busque de fato qual é a ideia, qual é o conceito e você passa a sentir vontade de trabalhar com matérias mais brutas&qu ot;.
FELIPE HIRSCH
O diretor e dramaturgo Felipe Hirsch foi um dos fundadores da Sutil Companhia de Teatro, em 1993, em Curitiba, onde iniciou uma investigação cênica da narrativa memorialística e de composições estéticas com forte impacto visual. Estabeleceu uma longeva parceria artística com a cenógrafa Daniela Thomas, com o ator Guilherme Weber e com o iluminador Beto Bruel. Entre seus principais trabalhos estão: Estou Te Escrevendo de um País Distante (1997), tese de doutorado defendida por Célia Arns de Miranda na Universidade de São Paulo,A Vida É Che ia de Som e Fúria (2000), eleita pela Revista Bravo! uma das dez peç as mais importantes da década; Os Solitários com Marco Nanini, Marieta Severo e Wagner Moura; Temporada de Gripe (2003), de Will Eno; Avenida Dropsie (2005), sobre a obra de Will Eisner, dentre outras. Concebeu a montagem da ópera O Castelo do Barba Azul (2006), de Béla Bartók e da peça Não Sobre o Amor sobre o romance epistolar de Viktor Schklovsky. Dirigiu Viver Sem Tempos Mortos com Fernanda Montenegro e ainda Pterodátilos com Mariana Lima e Marco Nanini. Em 2013, iniciou o projeto Puzzle criado para a Frankfurter Buchmesse, com os Ultralíricos. Hirsch também é diretor do longa-metragem Insolaçã o que teve sua estreia no Festival de Veneza em 2009 e da série da MTV A Menina sem Qualidades (2013).
A Tragédia Latino-Americana e A Comédia Latino-Americana
Segunda Parte: A Comédia Latino-Americana
Projeto criado especialmente para o Sesc São Paulo
Estreia Festival Íbero Americano - Mirada.
240 minutos
18 anos
Projetos Ultralíricos 5 e 6
Direção Geral - Felipe Hirsch
Elenco A Tragédia Latino-Americana
Caco Ciocler
Caio Blat
Camila Mardila
Georgette Fadel
Javier Drolas
Julia Lemmertz
Magali Biff
Rodrigo Bolzan
Música escrita, arranjada e dirigida por Arthur de Faria
Interpretada pela Ultralíricos Arkestra:
Arthur de Faria - Piano e Sintetizadores
Adolfo Almeida Jr. - Fagote e Efeitos
Mariá Portugal - Bateria, Glockenspiel e Tímpanos
Gustavo Breier - Processamentos Eletrônicos
Georgette Fadel - Trompete
Pedro Sodré - Guitarras e Overdrives
Autores A Tragédia Latino-Americana e A Comédia Latino-Americana*
Andres Caicedo (Colômbia), Augusto Monterrosso (Honduras), César Vallejo (Peru), Dôra Limeira (Brasil), Gerardo Arana (México), Glauco Mattoso (Brasil), Guillermo Cabrera Infante (Cuba), Hector Galmés (Uruguai), Horacio Quiroga (Uruguai), J.P.Zooey (Argentina), J. R. Wilcock (Argentina), Jaime Saenz (Bolívia), Juan Villoro (México), Leo Maslíah (Uruguai), Lima Barreto (Brasil), Marcelo Quintanilha (Brasil), Maria Luísa Bombal (Chile), Pablo Katchadjian (Argentina) Pablo Palacio (Equador), Reinaldo Moraes (Brasil), Roberto Bolano (Chile), Salvador Benesdra (Argentina), Samuel Rawet (Brasil),&n bsp;Teresa Wilms Montt/Teresa de la Cruz (Chile), Virgílio Piñera (Cuba).
*Autores selecionados, sujeito a modificações.
Direção de Arte - Daniela Thomas e Felipe Tassara
Iluminação - Beto Bruel
Figurinos - Veronica Julian
Preparação Vocal - Simone Rasslan
Coreógrafa e Preparação Corporal - Renata Melo
Co-Diretora - Isabel Teixeira
Traduções - Bruno Colbachini Mattos
Crítico Interno e Dramaturg - Ruy Filho
Contatos Direitos Autorais - Rita Mattar
Assistente de Iluminação e Operadora de Luz - Sarah Salgado
Engenheiro de Som, Tratamentos, Gravações e Mixagem - Gustavo Breier
Produção Musical - Arthur de Faria e Gustavo Breier
Diretor de Palco - Nietzsche
Visagismo - Emi Sato
Aderecistas - Rita Vidal e Paulo Baboni
Golas e Rufos - Marichilene Artisevskis
Efeitos Especiais - Miniarte
Assistente de Produção - Diego Dac
Assistentes de Figurino - Helena Obersteiner e Elis Nunes Santos
Alfaiate - De Lello
Costureiras - Salete Paiva, Judith de Lima e Alice Alves
Design Multimídia - Fernando Timba
Fotografias e Artes Gráficas - Patrícia Cividanes
Assessoria de Imprensa - Factoria Comunicação
Idealização e Direção Geral - Felipe Hirsch
Produção Internacional - Ricardo Frayha
Produção Executiva - Bruno Girello
Direção de Produção - Luís Henrique (Luque) Daltrozo
Sesc Vila Mariana
De 7 de outubro a 13 de novembro.
De quinta a domingo.
Ingressos: R$40 (inteira), R$20 (meia) e R$12 (Credencial Plena)