O Supremo Tribunal Federal realizou na tarde desta segunda-feira às 15h a solenidade de posse da ministra Cármen Lúcia na Presidência do STF e do ministro Dias Toffoli na Vice-Presidência.
Crédito: Karina Lajusticia |
A ministra Cármen Lúcia, primeira mulher a presidir uma das Turmas do STF, chega à Presidência do Tribunal e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para comandar o Judiciário brasileiro no biênio 2016/2018 no ano em que completa uma década a integrar o Supremo Tribunal Federal.
Além das prerrogativas relacionadas à representação do Judiciário junto aos demais Poderes, presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e às funções administrativas e judicantes, os presidentes do STF ainda integram a linha sucessória da Presidência da República, com base no artigo 80 da Constituição Federal (CF).
O ministro Ricardo Lewandowski que encerra seu mandato, iniciou a cerimônia, repleta de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, familiares e amigos dos novos presidente e vice-presidente do Tribunal.
“- Não creio que palavras possam descrever adequadamente o alto significado que este momento histórico representa não só na existência do Supremo Tribunal Federal, mas sobretudo na vida de nosso povo e na história das mulheres brasileiras, cujo esforço, talento e valor tem contribuído de modo decisivo para tornar o Brasil um pais mais digno, justo, forte e consciente de sua importância e mais aberto a todos, sem exclusões, sem discriminações e sem intolerâncias quaisquer...”, declarou o ministro Celso de Mello que discursou em nome do Tribunal.
Crédito: Karina Lajusticia |
O jornalista Zacarias Pagnanelli também prestigiou o evento e esteve com a ministra do Superior Tribunal Militar Maria Elizabeth Guimarães (foto).
Crédito: Karina Lajusticia |