Grupos podem agendar visitas educativas gratuitas; estudantes ainda levam material didático exclusivo com atividades e brincadeiras.
A exposição itinerante Museu do Futebol na Área, que traz na bagagem destaques do Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, localizado no Estádio do Pacaembu, já alcançou o público de 1,5 mil visitantes na primeira quinzena em cartaz, em Ribeirão Preto.
A mostra, que prossegue aberta até o dia 27 de agosto,
??
no Museu da Imagem e do Som José da Silva Bueno, recebe grupos para visitas educativas de escolas, associações, ONGs, Clubes de Futebol e demais interessados. O agendamento gratuito é realizado pelo e-mail museunaarea@gmail.com .
Nas visitas mediadas com educadores, crianças e adolescentes participam de atividades interativas como jogos de perguntas e respostas sobre curiosidades do futebol. Podem jogar uma partida de pebolim, de futebol de botão e sentir a emoção de levantar uma réplica da taça da Copa do Mundo.
Estudantes e professores ganham materiais didáticos exclusivos, preparados especialmente para a itinerância. Os materiais didáticos foram desenvolvidos para que os alunos levem para casa e se divirtam aprendendo e compartilhando com a família e os amigos. Já os professores podem aproveitar as sugestões de assuntos e exercícios em sala de aula. O tema futebol é pano de fundo para trabalhar a Geometria, Física, História, Geografia, entre outras disciplinas de forma criativa.
A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura; do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, organização social de cultura que gere o Museu do Futebol; e da Arquiprom, proponente e produtora do projeto viabilizado por meio do Ministério da Cultura via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O patrocínio é do Carrefour Soluções Financeiras, IBM, Itaú e Samsung. O Museu do Futebol Na Área conta também com o apoio da Epson, SISEM-SP, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e do Museu da Imagem e do Som José da Silva Bueno.
Sobre a exposição
A exposição reproduz cinco espaços do Museu do Futebol, com destaque para curiosidades sobre o esporte em Ribeirão Preto e região, seus times amadores e profissionais. Entre as curiosidades estão as origens do futebol em Ribeirão Preto, com destaque para os times do Botafogo Futebol Clube e Comercial Futebol Clube e o tradicional duelo “Come-fogo”.
Para trazer o clima das instalações do Museu no Pacaembu, foram convidados alguns dos profissionais responsáveis pela elaboração do projeto original, como Daniela Thomas e Felipe Tassara, criadores do conceito expográfico da mostra itinerante, e o designer Jair de Souza, que assina a direção de arte e de dois novos vídeos produzidos especialmente para o novo projeto. O primeiro deles, logo na entrada, é um tour pelo Estádio do Pacaembu e algumas das salas do Museu, um convite à experiência de unir, por meio do futebol, história, emoção e diversão.
Em seguida, na Sala das Origens, apresenta-se a trajetória da chegada do futebol no Brasil, com Charles Miller, no final do século XIX, até os primórdios da profissionalização do esporte e da aceitação de atletas negros e mestiços a partir dos anos 20. Mais de cem fotografias e um vídeo mostram também os primeiros clubes, estádios, torcidas e jogadores. Nesta área estão 15 imagens históricas do futebol da região.
Em seguida, o visitante encontra, num ambiente colorido e divertido, a Sala dos Números e Curiosidades, com recordes, regras do jogo, frases famosas e vídeos. Em uma vitrine estão expostas a camisa do Botafogo F.C. usada por Sócrates no Campeonato Brasileiro de 1976, da coleção de Renato Garcia, e a camisa do Comercial F.C., de 1979, do colecionador André Luis de Araújo Dias.
??
Na sequência, o público se emociona com a instalação Versus, exclusividade da mostra, criada pelo artista multimídia Tadeu Jungle. A experiência consiste em acompanhar uma partida inteira somente observando os torcedores. São 120 minutos da intensidade e vibração das torcidas de Palmeiras e Corinthians, captadas durante a semifinal do Paulistão 2015 - que terminou com vitória do time alviverde nos pênaltis em pleno Itaquerão.
No módulo Gols, o visitante pode relembrar gols importantes da história do futebol recontados por 27 jornalistas esportivos, como Luciano do Valle, Armando Nogueira e Galvão Bueno. Na Sala do Rádio, locuções clássicas dos anos 1930 aos anos 2000, como as de Fiori Giglioti, Ary Barroso e Osmar Santos, trazem a emoção de traduzir o jogo pelas ondas do rádio. O conteúdo estará disponível em multimídias touch screen.
A história das Copas do Mundo, desde a criação até o famoso “7 a 1” de 2014, está retratada com fotos e um vídeo especialmente editado para a mostra, com roteiro do jornalista Marcelo Duarte e direção de Jair de Souza.
Completa a experiência o Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), área do Museu responsável pela pesquisa e documentação do acervo. Em cada cidade que recebe a mostra, há uma biblioteca com cerca de duzentos livros para pesquisa sobre os clubes locais, os times paulistas, biografias de jogadores, entre outros. Computadores para acesso ao Banco de Dados do Museu do Futebol ficam à disposição para consultas às pesquisas e ao acervo. Interessados em compartilhar com o Museu suas histórias e coleções sobre futebol podem deixar mensagens dentro do próprio Banco de Dados ou entrar em contato com a equipe do CRFB.
Durante o período, pesquisadores do Museu farão entrevistas de história oral e digitalização de acervos na cidade. Todo o material produzido integrará o acervo do Museu e ficará disponível no Banco de Dados e também na Biblioteca na sede em São Paulo.
SERVIÇO Exposição itinerante Museu do Futebol na Área – Ribeirão Preto
Período em cartaz: de 28 de julho a 27 de agosto
Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h;
aos sábados, das 12h às 17h.
Local: Museu da Imagem e do Som José da Silva Bueno - Galeria Leonello Berti
Praça Alto de São Bento, s/n
Ribeirão Preto – SP CEP 14085-459
Entrada gratuita
Na Internet: www.museudofutebol.org.br // www.facebook.com/museudofutebol
Site especial: naarea.museudofutebol.org.br
E-mail: contato@museudofutebol.org.br