Colunistas - Godi Júnior

O ouro olímpico no Brasil tem sobrenome: Silva

16 de Agosto de 2016

Coincidência ou não, mas as duas medalhas douradas do Brasil até o momento nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro tem o mesmo sobrenome. Tanto a judoca como o vencedor do salto com vara tem o Silva em comum.

Rafaela Lopes SilvaThiago Braz da Silva são literalmente a cara do Brasil. Além do sobrenome, ambos tiveram que lutar muito para conquistar o ouro inédito. 

Origem

Apesar do significado da palavra silva ser a cara do Brasil, pois quer dizer "floresta" e "selva", ela originou-se de um sobrenome português. De acordo com a onomástica – estudo dos nomes próprios – o sobrenome Silva é classificado como toponímico, pois as primeiras pessoas a utilizarem este nome teriam vivido próximo à Torre e Honra de Silva, junto a Calença, atual cidade portuguesa de Valença.

 

As primeiras famílias com este sobrenome teriam vivido por volta do século X, antes mesmo da criação da nação portuguesa. Porém, não dá para traçar uma linha genealógica dos descendentes deste sobrenome, pois foi muito adotado por várias famílias que fugiam da Europa para o Brasil em busca de anonimato.

No entanto, acredita-se que a raiz original desta linhagem tenha descendência da tradicional Casa Real de Aragão.

Somos todos Brasil, somos todos Silva!

Comentários
Assista ao vídeo